Os estudantes dos cursos de graduação em Relações Internacionais, Administração Pública e Direito da Faculdade Asces já podem ir se preparando para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2015. A prova mede o rendimento, habilidades e competências dos alunos dos cursos de superiores e atribui notas de  1 a 5 para a qualidade das graduações.

Deste modo,  um resultado negativo no Enade pode implicar em perda de benefícios para os estudantes, como exemplo estes não poderão aderir ao financiamento do Fies e os cursos não poderão oferecer bolsas do Prouni. Além disso, os profissionais podem ter dificuldades ao entrar no mercado de trabalho quando a graduação em que se formaram tem um conceito ruim no Enade.

O INEP ainda não divulgou o calendário oficial para o ano de 2015, mas os estudantes ingressantes e concluintes dos devidos cursos já podem ir se preparando para a realização do exame, tirando dúvidas com os coordenadores e resolvendo questões de provas antigas.

Em geral, a prova conta com questões referentes à formação geral e também aos componentes específicos da área, proporcionando uma avaliação interdisciplinar e contextualizada na qual o estudante poderá utilizar de sua capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação.

O enquadramento dos cursos nas respectivas áreas do Enade é responsabilidade da IES e deve acontecer a partir de junho de 2015. Por volta de setembro, deve ser divulgada a lista dos estudantes convocados a participar da prova, que devem responder ao Questionário do Estudante na página enadeies.inep.gov.br/enadeIes/ .

Este ano, serão avaliados os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis ou Econômicas, Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Negócios Internacionais e Psicologia, além dos cursos de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.