A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) promove mais uma capacitação interna. Desta vez, a Câmara Setorial dos Veículos de Comunicação desenvolve os cursos de Jornalismo e Formação Profissional, com a presença de especialistas renomados na área. A proposta é estimular o diálogo sobre as novas tendências para o setor e a interação entre os profissionais.

A Asces foi convidada para apresentar o curso de Jornalismo aos executivos, que sentem a necessidade de estreitar o diálogo com o meio acadêmico. Assim, na terça (24/02), a coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Asces, Christiane Bôa Viagem, apresentou o curso a todos os convidados e membros da câmara. “Acredito que esta foi uma ótima oportunidade para apresentar o nosso recém-implantado curso. E isso demonstra uma confiança que a associação tem em nossa instituição. Consideramos que esta nossa participação abriu um caminho de diálogo com o mercado regional. Os executivos também mostraram-se abertos a receber nossas contribuições e já convidaram os nossos estudantes a visitar as redações e instalações de suas instituições”, comentou a coordenadora.

Após a apresentação das ideias que fundamentaram o curso de Jornalismo da Asces, foi aberto um diálogo para conversar sobre a formação atual dos estudantes, onde foi possível observar uma preocupação por parte dos executivos na formação, não só técnica dos estudantes, mas principalmente do conhecimento geral que possibilita uma maior participação do jornalista em sua prática e uma intervenção coerente e consciente no seu dia a dia.

“Discutimos sobre esta lacuna existente na formação do estudante e conseguimos contextualizar que isto se deve ao momento social, econômico e cultural do país atualmente. Desta lacuna de formação, percebe-se que esta preocupação vem ao encontro de uma das bases do nosso curso”, explicou Christiane.

O Coordenador da Câmara Setorial dos Veículos de Comunicação, Carlos Tanouss, comentou o objetivo do evento, “o nosso objetivo é trazer uma reflexão sobre as propostas acadêmicas dos cursos de Jornalismo oferecidos pelas faculdades locais, além de proporcionar aos membros da Câmara Setorial dos Veículos de Comunicação a possibilidade de discutir as necessidades do mercado de trabalho no que diz respeito à atuação do profissional", concluiu.

Christiane Bôa Viagem ainda ressaltou que o papel da universidade é abrir caminhos e proporcionar a busca na construção do conhecimento. “Sabemos que o jornalista não se faz apenas com informações aleatórias nem de ideias pré-estabelecidas pela sociedade. A formação se dá pela articulação destas ideias e informações. São com os conhecimentos gerais que o espaço acadêmico pode proporcionar que haverá uma contínua construção de conhecimento fora dos muros da universidade. São com estes passos na graduação que o futuro jornalista desempenhará bem suas funções, com responsabilidade social e ética, e continuará construindo seus conhecimentos”.

No próximo dia 4 de março, às 16h, será a vez da coordenadora do curso de Jornalismo do Unifavip DeVry, Rosangela Araujo, contribuir com as discussões acerca do mercado de trabalho e no dia 12 de março, às 19h, o professor convidado será Amilcar Bezerra da UFPE Campus Agreste, que encerra o período de capacitações.