O grupo de iniciação científica formado por docente e estudantes do curso de Odontologia, aprovou projeto no Edital 09/2014 do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores que serão apoiados pela FACEPE e CNPq.

Intitulado: “Formulação de fitoterápico a base própolis e geoprópolis do Sertão pernambucano frente micro-organismos da cavidade oral – estudo in vitro e in vivo”, o projeto surgiu da necessidade de desenvolvimento de novas soluções para bochechos a partir de produtos naturais.

O projeto terá 24 meses de vigência e será desenvolvido na Instituição pelas estudantes de iniciação científica, Joyce Ellen Arruda Leite e Raquel Lúcia de Araújo Souza do 6º período do curso de Odontologia, sob a supervisão da docente Patrícia Lins, que trabalhou com produtos naturais na sua pesquisa de doutorado.

A professora Patrícia Lins comentou que a aprovação de um projeto de pesquisa por agências financiadoras conceituadas amplia a visibilidade da Asces no meio científico. “Para uma faculdade de ensino superior particular como a Asces, esta aprovação na FACEPE e CNPq, dará uma grande visibilidade no meio científico para o curso de Odontologia e para os pesquisadores envolvidos (professores e alunos)”, afirma Lins.

Na prática a pesquisa será realizada em duas etapas, estudos in vitro (laboratorial) e estudos in vivo (testes com os voluntários) e terá que avaliar a atividade antimicrobiana de soluções de própolis e geoprópolis contra micro-organismos da cavidade oral.

As amostras serão coletadas de voluntários do Sertão pernambucano e conta com a parceria de professores pesquisadores de outras instituições como a profª. Tânia Maria Sarmento Silva (UFRPE), profª. Keila Aparecida Moreira (UAG/UFRPE) e a profª. Rosângela Alves Falcão (UPE/ Campus Garanhuns). Ao final da pesquisa, pretende-se patentear a solução para bochecho elaborada.

Com o financiamento a Asces poderá fazer aquisição de equipamentos e material de consumo necessário para o desenvolvimento da pesquisa.