A saúde pública e sua gestão vem sendo tema de amplos debates e inova numa área que historicamente registra saldos negativos, essa é uma proposta importante quando significativamente traz resultados. Nesta perspectiva, o Biomédico Onicio Neto, egresso da Faculdade Asces e fundador da startup Epitrack, que trabalha com inovação em saúde pública, foi primeiro lugar no Prêmio de Incentivo à Ciência e Tecnologia do SUS, evento promovido pelos ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia, na categoria dissertação de mestrado.

Onicio ingressou em 2005 no curso de Biomedicina da Instituição com incertezas sobre o futuro. “Foi um clássico ‘fazer por fazer’, lembra o biomédico. No início do quinto período, ao passar pela disciplina de parasitologia, demonstrou interesse pela saúde pública, desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área, posteriormente ingressando no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães para fazer residência em Saúde Coletiva, mestrado em Saúde Pública e nos dias atuais doutorado em Saúde Pública. Enquanto estudante Asces, Onicio participou do Projeto Águas do Agreste, atuando na gravação de dois CD’s. O profissional, egresso há 5 anos, já publicou 9 artigos, foi vencedor de 6 prêmios acadêmicos, ministrou 7 cursos e realizou palestras em eventos nacionais e internacionais.

“Em meu histórico profissional tive momentos importantes como a fundação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Recife, atuação no GT de eventos de massa da Secretaria Estadual de Saúde”, lembra. Sobre a Epitrack, foi desenvolvida a primeira experiência global sobre Vigilância Participativa e Eventos de Massa no decorrer da Copa do Mundo, criando o aplicativo Saúde na Copa.

A cerimônia de entrega do Prêmio foi realizada em Brasília, no dia 12 de novembro, onde o egresso teve um produto da sua startup Epitrack premiado em primeiro lugar, a plataforma Schisto Track, que concorreu com outros 460 projetos em quatro categorias. “Além da felicidade em ter sido vencedor, é muito motivante saber que aos poucos o estímulo em inovação tecnológica aplicada, neste caso a saúde tem ganhado espaço e cada vez mais se insere no cotidiano dos processos da gestão em saúde pública”, comenta Neto.

Informações sobre a startup Epitrack: www.epitrack.com.br.