Em junho de 2014, a Faculdade Asces e a Universidade do Porto, uma das mais importantes universidades de Portugal estabeleceram um acordo de cooperação para possibilitar mobilidade acadêmica internacional de estudantes entre as instituições, com vagas para várias áreas do conhecimento.

E com essa proposta de expandir as parcerias internacionais, a Asces irá enviar seu primeiro fruto dessa parceria em 2015, o estudante do 4º período do curso de Direito, Brenno Ribas, 19 anos, será o primeiro estudante da Instituição a realizar intercâmbio com a Universidade do Porto.

Através do Núcleo de Assuntos Internacionais da Faculdade, Brenno, passou por seleção que consistiu no preenchimento e envio do formulário de candidatura, análise do histórico escolar, envio de documentos pessoais e opcionais como carta de motivação e recomendação, currículo vitae para análise dos Serviços da Cooperação Internacional da Universidade do Porto, tudo feito online via o site da instituição portuguesa.

O estudante terá aulas das disciplinas de Justiça Constitucional, Direito Comunitário II, Direito Internacional Público e Direitos Fundamentais e quando voltar ingressará no 5º período do curso. “A princípio o objetivo era um intercambio em um país que tivesse o inglês como língua materna, já que estou concluindo quatro anos de estudos da língua inglesa, mas no final o que pesou mesmo foi a tradição da Universidade do Porto e a oportunidade de conhecer o Direito Internacional, alias, esse é o objetivo principal, uma área que tem um peso muito grande na Europa, com a união econômica e política de 28 estados-membros independentes, a denominada União Europeia”, explica Ribas.

Brenno também comenta que esta será uma experiência única para sua vida pessoal e profissional. “É uma experiência que infelizmente poucos têm oportunidade de ter, pois não é algo simples, mas no final o dinheiro gasto vira investimento, a dor, vira aprendizado e todas as complicações enfrentadas virarão experiências de vida que vão servir para uma vida toda. Profissionalmente, terei oportunidade de conhecer a área do Direito Internacional de uma maneira que nunca teria aqui. Conhecer profissionais altamente qualificados da área e outros alunos que tem interesse nessa área”, espera o discente.

Outro ponto decisivo para a escolha foi saber que a U.Porto é uma das maiores instituições de ensino e investigação científica de Portugal e uma das 100 melhores universidades da Europa e que todos os anos, cerca de 3.700 estudantes estrangeiros, de 146 diferentes países do mundo, frequentam a U.Porto. E 1.810 estudantes chegam através de programas internacionais de mobilidade e mais da metade deles escolhem a U.Porto para realizar a totalidade do seu curso superior.

A viagem será no dia 10 de fevereiro e o retorno no dia a 15 de julho de 2015, correspondendo um período de estudos, aceitos ao abrigo do Acordo de Cooperação, onde não pagarão taxas acadêmicas na U.Porto e nem na Asces. O estudante pode ficar na U.Porto pelo período máximo de cinco meses acadêmicos. O acordo prévio entre as instituições de ensino superior permite que o intercambista usufrua do reconhecimento acadêmico do trabalho realizado na U.Porto, beneficiado pelo Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS).

A Universidade do Porto remota do século XVIII e tem atualmente mais de 31.000 estudantes em três pólos universitários na cidade do Porto. Oferece mais de 600 programas de formação e recebe anualmente mais de 3.700 estudantes estrangeiros. Esta é a instituição portuguesa com a melhor classificação nos mais importantes rankings internacionais de ensino e investigação científica.