O curso de Serviço Social, por meio do Núcleo de Gênero da Faculdade Asces (Nugen), está engajado na campanha mundial “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. A campanha iniciou oficialmente no Brasil em 20 de novembro, quanto é celebrado também o Dia da Consciência Negra, e segue até 05 de dezembro. A simbologia da campanha atinge este aspecto, uma vez que as mulheres negras sofrem mais neste contexto de violência em várias âmbitos da sociedade.

Nos dias 03 e 04/12, às 9h, haverá a Oficina sobre “A Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência” para profissionais da assistência social e da saúde. Também na quarta (03), às 18h30, haverá exibição de vídeos sobre o tema na escadaria do Campus I. Já a quinta (04), será dedicada à campanha "Como me sinto violentada" nos Campus I e II através da utilização de urnas. “A proposta é que as mulheres expressem as diferentes e formas como são violentadas em um pedaço de papel que será inserido em uma urna. Depois as respostas deverão servir para montagem de uma exposiçao sobre o tema durante a Semana da Mulher, em 2015”, explica a coordenadora do curso de Serviço Social, Juliene Tenório.

O debate sobre o tema se mostra importante uma vez que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada quatro mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro, e quase metade das mulheres que morrem por homicídio é assassinada por seus parceiros atuais ou anteriores.  É necessário destacar também que a violência contra a mulher pode assumir diversas formas, como agressão física, sexual, assédio psicológico, coerção, entre outras.

Tendo em vista a necessidade de que a sociedade esteja mobilizada para lutar contra todas estas práticas violentas, a programação organizada pelo Nugen inclui, além da conscientização através de material informativo, palestras, rodas de conversas e exposições com o apoio da Secretaria Executiva da Mulher e Conselho Municipal da Mulher da Prefeitura de Caruaru. No estado de Pernambuco, a rede universitária que tem apoiado a iniciativa é composta pela UFPE, UNICAP e Asces, única instituição do interior ligada à campanha.

Sobre a Campanha

Surgiu em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), iniciaram a Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

O período escolhido para a Campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro – declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finaliza no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

Hoje, cerca de 150 países desenvolvem ações relacionadas à iniciativa.  No Brasil, que aderiu a proposta em 2003, o início da Campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que são as principais vítimas da violência de gênero.