Conscientizar e mobilizar funcionários e estudantes da Faculdade Asces para os cuidados e riscos da diabetes mellitus é o objetivo da campanha Doce Vida Saudável. As ações educativas e os atendimentos acontecerão gratuitamente na próxima quarta-feira (12) durante o turno da manhã.

A atividade faz parte da programação da comissão interna de Biossegurança que irá aplicar testes de verificação da taxa de glicose no sangue e oferecer orientações sobre saúde.

As atividades têm início a partir das 7:30h, na Capela Ecumênica do Campus II, e todos que desejarem realizar a dosagem da taxa de glicose deverão estar em jejum. A ação segue até às 12h com a oferta de teste antroprométrico, palestras sobre saúde e higiene bucal, aferição de pressão, distribuição de mudas de plantas medicinais, orientações sobre alimentação saudável e atividades educativas.

A meta é realizar cerca de 150 exames de HGT, que verificam a taxa de glicemia capilar e podem detectar o diabetes. O exame pode ser revelador para muitos pacientes, mas todos devem ficar atentos caso percebam sintomas como sede excessiva, vontade frequente de ir ao banheiro, mudanças repentinas na visão, fatiga e perda inexplicada de peso, por exemplo, pois podem ser sinais da doença.

Pessoas com Diabetes tendem a ter um maior risco de problemas cardíacos e vasculares, incluindo infarto e AVC (acidente vascular cerebral). Além disso, podem desenvolver problemas nos pés ou na pele que precisam ser tratados adequadamente pois são de difícil cicatrização, podendo acarretar até a amputação do membro. Por isso, é importante trabalhar na prevenção, uma vez que a doença não tem cura, apenas tratamentos paliativos.