A Faculdade Asces está participando da campanha #SouDentistaSangueBom, promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO/PE), o HEMOPE, a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) e a FOP/UPE. A proposta é incentivar profissionais, professores e estudantes de Odontologia a realizar a doação de sangue, em comemoração ao dia do Cirurgião-Dentista. As ações acontecem entre 20 e 25 de outubro.

Neste período, o Hemope estará recolhendo doações referentes à campanha na sede no Recife (Av. Joaquim Nabuco,Bairro das Graças) e também em Caruaru (Av. Oswaldo Cruz s/nº – Maurício de Nassau), além de outras regionais de saúde do estado, como Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina.

Na ocasião, voluntários, estudantes e professores do curso de Odontologia da Asces estarão organizando as ações no local  de captação de doadores, em Caruaru.  Diversos órgãos e instituições estão apoiando a campanha e chamam a atenção para a importância da doação de sangue não somente nas datas especificadas, mas sempre que possível, tanto por parte dos dentistas e universitários, quanto pela população em geral.

O candidato para a doação deve observar os seguintes requisitos: ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde. É preciso levar o RG ou outro documento original de identificação com foto. Os menores devem ir acompanhados de um responsável. Mais dúvidas sobre a doação podem ser esclarecidas no site do Hemope www.hemope.pe.gov.br.

Para se ter uma ideia da importância da doação, não há substituto para sangue humano. Quando ele é necessário, apenas a doação pode salvar vidas, como é o caso de demandas em cirurgias, tratamentos em pacientes com câncer e com doença renal crônica, além dos casos de acidentes.