Projeto de Georreferencimanto da Violência contra a Mulher

O Laboratório de Políticas Públicas Municipais (LPPM) da Faculdade Asces, através de parceria com a Prefeitura de Caruaru, iniciou, neste mês de setembro, um ambicioso projeto de georreferenciamento para mapear pela primeira vez a violência contra a mulher na cidade.

Os dados serão disponibilizados pela Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos da Prefeitura de Caruaru para que o projeto possa ganhar forma, mas as informações sigilosas sobre as vítimas serão preservadas por meio de um sistema que garante a inviolabilidade da identificação, mas permite acesso a algumas características socioeconômicos e a identificação do bairro onde as estas residem.

Estas informações serão a base para o mapeamento, que, de acordo com o coordenador do LPPM, o professor Vanuccio Pimentel, “além de visar identificar a localidade das vítimas também vai buscar traçar um perfil das mulheres atendidas pelo Centro de Referência da Mulher instalado no município”.

Projeto de Georreferenciamento da Saúde

A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru permite ao Laboratório de Políticas Públicas Municipais (LPPM) da Faculdade Asces a realização de um estudo aprofundado sobre as condições da saúde na cidade.  O Projeto de Georreferenciamento da Saúde tem como objetivo analisar os usuários da rede hospitalar e ambulatorial do município de acordo com seu local de origem.

“Sabendo que Caruaru é pólo para os demais municípios da região e que os serviços de saúde do município também abrangem vários municípios vizinhos, será feito o georreferencimento dos usuários da rede hospitalar a partir do custo da internação nos Hospitais Casa de Saúde Bom Jesus e no Manoel Afonso, ambos em Caruaru”, explica o coordenador do LPPM, o professor Vanuccio Pimentel .

No caso dos serviços ambulatoriais, o objetivo inclui identificar os municípios que mais contribuem para a ocupação deste serviço em Caruaru. A análise também vai levar em conta os custos dos atendimentos prestados observando a relação com as despesas totais da saúde no município. A partir disto, será criado um indicador per capita para medir o nível de investimento dos municípios nos serviços ambulatoriais permitindo a comparação entre as diversas cidades e a sua oferta na área de saúde.

A sistemática dos estudos

Para que as pesquisas aconteçam adequadamente e de forma eficaz, 12 estudantes do curso de Administração Pública da Asces se reúnem todas as tardes, divididos por escala, no LPPM para as atividades de capacitação e tratamento dos dados. Nas últimas semanas, já foram feitas as atividades de capacitação e agora o grupo entra na fase de tratamento dos dados. O prazo para a entrega dos relatórios foi fixado no final do mês de novembro.