Na quarta-feira (10), o projeto de extensão Prática e Treinamento Esportivo para Pessoas com Deficiência (PROTED), da Faculdade Asces, marcou presença II Semana da Pessoa com Deficiência, realizada no Instituto Federal de Pernambuco-sede Garanhuns. A ocasião foi marcada pela palestra “Atividade Física Adaptada”, ministrada pelo docente Marcos Tulio de Sá, coordenador do Proted.

Logo após, o Professor Geiverton Arruda deu continuidade ao momento, explicando como funciona o dia a dia do projeto, descrevendo as modalidades, espaços utilizados e logística. Os estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física também deram seus depoimentos em relação às suas vivências, convívios e aprendizados através desta extensão. Por fim, os atletas beneficiados fizeram uma explanação sobre as suas participações em competições regionais e nacionais.

A tarde foi encerrada com uma oficina de Bocha Adaptada, conduzida pelos próprios atletas. De acordo com o coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física, Luciano Leonídio, este momento foi extremamente importante na formação do estudante Asces “pela possibilidade de transmitir seus conhecimentos e ouvir novos depoimentos sobre diferentes práticas vivenciadas no âmbito do Esporte Adaptado”.