Um estudo inédito está sendo desenvolvido no Brasil com o objetivo de traçar a Cartografia e Demografia dos profissionais de saúde. A pesquisa está sendo desenvolvida pelo Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde (FNEPAS) em parceria com o Ministério da Saúde.

 

A iniciativa visa identificar as necessidades regionais e a distribuição das mais diferentes categorias profissionais, a partir do olhar das políticas públicas da saúde. O estudo conta com o apoio das mais diferentes entidades de classe, cujos representantes estão participando de reuniões e oficinas periodicamente.

 

De Pernambuco, estão engajados neste processo os professores da Faculdade Asces, Wallacy Feitosa e Walkyria Santana, que são, respectivamente,  presidente da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS) e presidente da Associação Brasileira de Ensino em Biomedicina (ABEB).

 

Foram promovidos dois encontros até o momento, na cidade de São Paulo, e como resultado dos trabalhos já foram traçadas as metodologias e agenda de atuação dos pesquisadores para os próximos meses. A meta é que em 2015 os primeiros resultados sejam divulgados.

 

A partir deste estudo procura-se responder questões ligadas a qualidade da formação, localização desses profissionais e como metas estabelecer critérios de melhor distribuição geográfica, bem como de novos parâmetros para a formação acadêmica e continuada dos mesmos.

 

Segundo Feitosa, o levantamento pretende descobrir onde os profissionais ligados à esta área estão atuando no setor da saúde, quando, como e em que nível de qualidade eles estão sendo formados. “A ideia é que seja produzida individualmente uma cartografia e demografia para cada profissão. Nosso objetivo é balizar as políticas públicas na área da saúde, seja na área de formação ou intervenção”, concluiu.