Em parceria firmada em maio de 2014, a Faculdade Asces e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinaram um termo de cooperação técnico-científico com o intuito de construir projetos de pesquisa, formação de recursos humanos, residências e gestão de serviços de saúde.

O coordenador do curso de Saúde Coletiva da Asces, Francisco Santos, explica as perspectivas dessa junção para os estudantes e a comunidade da região. “Vejo esta parceria como fundamental para ampliação de intervenções conjuntas com os estudantes da Asces e UFPE no campo da pesquisa e no desenvolvimento de formação de recursos humanos, além de ampliar a possibilidade da oferta de residências e cursos de pós-graduação de acordo com a demanda do serviço na região Agreste”, conclui.

As primeiras aulas na Asces já estão sendo ministradas com 77 estudantes do primeiro período do curso de medicina, onde estão divididos em grupos com média de 20 pessoas, utilizando os laboratórios de anatomia (moldes plásticos e naturais) e os laboratórios de microscopia quatro vezes por semana.

O professor da cadeira de cirurgia, o médico Luciano França, comentou que a estrutura dos laboratórios da Faculdade Asces foi importante para iniciação do curso. “Neste começo, foi primordial para o início do curso a estrutura consolidada da Asces, isso vai dar a chance de vislumbrar outros projetos maiores”, concluiu França.

Afirmando a opinião do professor França, o estudante Senna completou: “é de extrema importância esta cooperação entre as universidades, porque isso fortalece o ensino, a pesquisa e a extensão na comunidade acadêmica e reflete para a população. Para nós estudantes, o laboratório da Asces é bem montado, tem peças novas e é de boa qualidade. Está sendo de grande importância para nosso curso”.

O objetivo é de colaborar no desenvolvimento em projetos de âmbito acadêmico e social que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida da população do Agreste de Pernambuco. Esta atuação conjunta da Asces e UFPE em residências de diversos cursos da saúde é inédita para região e espera garantir formação de profissionais da saúde com uma visão mais integral sobre o paciente, atentos às demandas da saúde local e respeitando os espaços e atribuições de cada profissão da saúde.

Dados da Rede Hospitalar de Caruaru

Descrição dos serviços que compõem a rede municipal de saúde

Atenção Básica: Clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia

– Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS);

– Estratégia Saúde da Família;

– NASF (Núcleo de Apoio a Estratégia Saúde da Família);

– Programa Melhor em Casa;

– Serviço de Atenção Domiciliar.

Assistência Especializada:

– Policlínica do Vassoural // Policlínica da Mulher // Policlínica da Terceira Idade;

– Laboratório de Análises Clinicas // Laboratório de Citopatologia;

– Unidade de Saúde Mental // Centro de Saúde Auditiva;

– CAPS (Centro de Apoio Psicosocial) // CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador);

– CIM (Centro de Imagem Municipal) // CEO I e II (Centros de Especialidades Odontológicas);

– COAS (Centro de Orientação e Apoio Sorológico) // CS Amélia de Pontes;

– Ambulatório Municipal do Hospital São Sebastião.

Assistência Pré-Hospitalar:

UPA 24HS Estadual;

– UPA 24HS Municipal (Vassoural);

– SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Assistência Hospitalar:

ALTA COMPLEXIDADE:

Hospital Regional do Agreste – Gestão Estadual.

MEDIA COMPLEXIDADE:

– Hospital Jesus Nazareno (FUSAM) – Gestão Estadual;

– HCC (Hospital do Coração de Caruaru);

– Hospital Municipal Casa de Saúde Bom Jesus.

Unidades Estaduais:

Hospital Mestre Vitalino;

– Hospital da Mulher;

– Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Fonte: Prefeitura Municipal de Caruaru / Secretaria de Saúde / Rede de Saúde de Caruaru.

Mapa da saúde pela Secretaria Estadual da Saúde / dezembro de 2013

IV Geres de Saúde de Pernambuco:

É formada por 32 municípios da Região Agreste do Estado;

População desta Região de Saúde:

É estimada em 1.241.469.

Números da rede hospitalar da IV Geres:

Por natureza – pública, privada e contratada:

Consta 986 em outubro de 2012.

Fonte: Coordenação de Planejamento e Regulação IV Geres