Pelo sexto ano consecutivo, Caruaru recebeu o Juizado do Forró, uma realização do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que conta com o apoio de diversas entidades, incluindo a Faculdade Asces. Em sua atuação ao longo dos anos, o órgão atendeu 468 ocorrências, incluindo dados do último final de semana, em Caruaru, com uma média de 80 ocorrências por ano nos períodos anteriores.

A iniciativa visa solucionar denúncias de menor potencial ofensivo, incluindo casos relacionados à defesa do consumidor e agressões, por exemplo, na própria área do Parque de Eventos Luiz Gonzaga (Pátio do Forró), especificamente no Espaço Cultural Tancredo Neves.

No último final de semana, nos dias de atuação (21 e 23 de junho), foram registradas 23 ocorrências, com destaque para agressão, incluindo o uso de armas brancas, e furtos. Além disso, foram realizadas 05 audiências. Os dados fizeram subir os números do balanço anterior, totalizando até agora, no São João de 2014 em Caruaru, 68 ocorrências e 23 audiências.

“Nem todas as ocorrências precisam de audiência, mas, para as que precisam, tudo ocorre como um processo comum”, afirma o juiz coordenador do órgão, Marupiraja Ribas. O Juizado funcionará ainda no próximo final de semana (sexta, sábado e domingo), quando se encerram os festejos juninos na Capital do Forró.

A iniciativa possibilita ao público tranquilidade e segurança para reivindicar seus direitos durante um dos maiores eventos públicos do país. Diversos estudantes de Direito da Asces estão participando da equipe de atendimento, juntamente com professores advogados.