Seguindo a proposta de expandir as parcerias internacionais, a Faculdade Asces estabeleceu um acordo de cooperação com a Universidade do Porto, uma das mais importantes universidades de Portugal. O mesmo possibilitará mobilidade acadêmica internacional de estudantes entre as instituições, com vagas para várias áreas do conhecimento.

As inscrições do processo seletivo para intercâmbio de seis meses acontecem de 02 e 11 de junho de acordo com os procedimentos descritos no edital. Estes incluem o preenchimento de formulário online da UPorto, o barema de méritos acadêmicos com cópia dos documentos de comprovação e o histórico escolar, que devem ser apresentados das 08h às 12h no Núcleo de Assuntos Internacionais da Asces (NAI), localizado no Campus I da Instituição. Os documentos, já devidamente assinados pelo coordenador do NAI, devem ser então enviados pelo estudante para a UPorto até 15 de junho.

O intercâmbio tem duração de um semestre letivo e as aulas de 2014.2 iniciam-se em 09 de setembro, estendendo-se até janeiro de 2015. Os alunos da Asces contemplados com as vagas usufruirão de gratuidade de mensalidades tanto na origem quando na UPorto, devendo apenas proceder à matrícula regular na Asces. Mais informações pelo telefone (81) 2103 2026 ou email: nai@asces.edu.br.

Por se tratar de um país lusófono (de língua portuguesa), não haverá prova de língua estrangeira no processo seletivo. A definição das vagas cabe à UPorto, mas a Asces enviará uma lista de candidatos indicados em virtude de seus méritos acadêmicos, de acordo com o edital. Também não haverá nenhuma taxa de participação para o processo seletivo.

A Universidade do Porto tem atualmente mais de 31.000 estudantes em três pólos universitários na cidade do Porto. Oferece mais de 600 programas de formação e recebe anualmente mais de 3.700 estudantes estrangeiros. Esta é a instituição portuguesa com a melhor classificação nos mais importantes rankings internacionais de Ensino e Investigação Científica.