Na manhã desta quarta-feira (28) foi promovida a solenidade de abertura do IV Congresso de Biomedicina e Farmácia da Faculdade Asces. Esta contou com a presença dos representantes dos conselhos de Biomedicina e de Farmácia, diretoria da Asces e coordenadores dos cursos. O público também pôde conferir uma apresentação cultural do Coral Asces.

O assunto central da conferência foram os “Avanços Tecnológicos e Terapêuticos na Promoção da Saúde” (tema geral do congresso). A primeira palestra foi proferida pelo Dr. Christian Reis do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE. O pesquisador iniciou seu discurso fazendo uma contextualização histórica dos estudos genéticos e explanou as vantagens de expressar proteínas recombinantes. Ele trouxe também dados sobre o déficit da balança comercial em relação a área da saúde.

Reis trouxe um pouco da realidade do Departamento de Microbiologia da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz-PE), o qual trabalha, e que conta com 60 colaboradores entre professores e estudantes, entre os quais nove são pesquisadores. Entre os projetos desenvolvidos neste setor do laboratório, há o Estudo Molecular de Mecanismos de Resistência  Bacteriana, a pesquisa sobre a Biossíntese de Proteína nos Tripanossomos e o estudo sobre os Novos Antígenos com Potencial para Diagnóstico de Leishmania infantum (visceral).

Logo após, o Dr. Pedro Rolim iniciou sua explanação, na qual abordou detalhes de como ocorre a criação de um novo medicamento e os processos até que este possa chegar ao público. Ele esclareceu também questões sobre propriedade intelectual e sua proteção legal – o que envolve o patenteamento de projetos. Nesse sentido, Rolim apresentou dados sobre o número de depósitos de patente por instituição do Norte/Nordeste.