A programação do IV Congresso de Biomedicina e Farmácia da Faculdade Asces teve continuidade na tarde desta quinta com a mesa redonda “A importância da Multiprofissionalidade para o Aprimoramento dos Serviços de Saúde”, mediada pelo coordenador do curso de Biomedicina, Franklin Magalhães.

O coordenador do Curso de Medicina UFPE/CAA, Rodrigo Cariri, abriu os debates abordando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Integralidade, defendendo a prática da multiprofissionalidade por meio de uma relação de respeito. “Que os arranjos profissionais sejam enxergados sobre a integralidade”, afirmou o professor.

Em seguida, o Dr. José de Arimatéia, da Secretaria de Saúde de Pernambuco, abordou a questão da determinação de exclusividade em algumas atividades pelos conselhos profissionais, o que pode dificultar o acesso da população a alguns serviços de saúde.

“Dentro de um sistema econômico e social em que vivemos, me preocupa a forma que as pessoas estão chegando no mercado, em que há uma disputa maior. Há a necessidade que o espaço seja compartilhado entre as pessoas e os saberes se somem para poder gerar resultado melhor”, declarou o farmacêutico.

Já o biomédico André Coimbra explorou o tema da multiprofissionalidade no ensino, através de projetos de extensão e ações sociais, e os desafios atuais das equipes multiprofissionais. Ele apresentou a proposta do Projeto Terapêutico Singular (PTS), composto pelo diagnóstico, definição das metas, divisão de responsabilidades e reavaliação do paciente. Este inclui reuniões intersetoriais e atendimento compartilhado, permitindo a integração dos diversos profissionais.

Após esta discussão, haverá um intervalo e a programação retorna às 16:30h, com a mesa redonda “A contribuição da Biomedicina e da Farmácia no Âmbito da Biotecnologia”