A Faculdade Asces realizará durante o mês de maio uma série de atividades comemorativas aos seus 55 anos de criação. A primeira ação acontecerá na próxima quarta-feira (07), das 8h às 17h em diferentes locais de Caruaru, além de um encontro cultural às 18h em frente à Instituição. Serão oferecidos gratuitamente serviços de saúde e atendimentos jurídicos, além de apresentações artísticas.

A Jornada de Aniversário contará com a presença de equipes de todos cursos, em sete pontos da cidade de Caruaru, sendo dois na zona rural e os outros na área urbana, incluindo as dependências da própria faculdade.

Neste mesmo dia, a partir das 17:30h, todos os envolvidos nas atividades e os demais estudantes se encontrarão em frente ao Campus I da Faculdade Asces para um grande congraçamento com a presença de artistas convidados.

No dia 12, será a vez do corte do bolo, como ocorre tradicionalmente todos anos, nos dois campi da Asces, nos três turnos. Na quarta-feira (14/05) uma cerimônia solene será promovida no Campus II da faculdade, com a presença de autoridades políticas, representantes da imprensa e instituições públicas e privadas, parceiras da entidade.

Enquanto isso, até o dia 19, serão promovidas as Olimpíadas Asces, no Campus II da Instituição. A competição que chega ao quarto ano objetivando revelar talentos esportivos e promover o desporto no universo acadêmico. Estão participando cerca de 250 atletas universitários que, em sua maioria, se qualificam para outras competições em nível estadual.

Na sexta-feira (23), às 20h, o Grupo de Teatro Asces estreia o espetáculo “Comédia em 3 Atos”, na programação do Projeto Teatro no Shopping. A companhia é uma das inúmeras iniciativas culturais mantidas pela Instituição e que conta com a participação de estudantes e funcionários no seu grupo.

Os eventos científicos também foram incluídos na programação especial de maio. Nos dias 21 e 22 a instituição promoverá o III Simpósio de Serviço Social. Os impactos e legados que serão deixados pela Copa do Mundo estarão em discussão durante o evento regional, organizado em parceria com o Comitê Popular da Copa de Pernambuco.

Na semana seguinte, será realizado o IV Congresso de Biomedicina e Farmácia, uma programação voltada à discussão sobre os avanços tecnológicos e terapêuticos na promoção da saúde, abordando as responsabilidades e perspectivas no segmento das inovações em ambas as áreas.

No sábado (31), será a vez da promoção de passeio ciclístico a partir das 15h. O percusso terá como saída e chegada a própria Faculdade Asces (Campus III). Serão 10 km a serem percorridos pelos amantes da bike. Ao final da atividade, os participantes terão a oportunidade de se engajar numa outra ação de conscientização, desta vez, ambiental, onde haverá a plantação conjunta de mudas de diversas espécies, no Campus III da instituição.

Sobre o relacionamento da instituição com a sociedade, o Diretor Geral da Faculdade Asces, prof. Paulo Muniz, afirma “a população percebe que sempre pôde e sempre poderá contar com a Faculdade Asces. É o sentido real da presença positiva da nossa atuação junto à comunidade”.

Compromisso – A Faculdade Asces comemora, neste mês, 55 anos da sua criação. Em 11 de maio de 1959, um grupo de caruaruenses, liderados pelo jurista Tabosa de Almeida, implantavam em pleno Agreste de Pernambuco as primeiras instituições de ensino superior do interior do Norte e Nordeste do país.

Ao longo desses anos, a Instituição se consolida como uma organização comprometida com a comunidade e pautada na ética e responsabilidade social. Deste modo, visa agregar o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma a estimular e a produzir conhecimento, além de inserir seus estudantes na sociedade e beneficiar o conjunto da população.

Atualmente são oferecidos 14 cursos de graduação e 30 programas de pós-graduação, que englobam as áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, da Saúde e da Engenharia. O seu Centro de Formação Técnica oferece, ainda, sete cursos técnicos. Através dos projetos de extensão, a Faculdade Asces estabelece permanente relação com a comunidade e suas demandas, proporcionando aos seus estudantes preciosas experiências com a realidade local. Presta, ainda, importantes serviços à população, a qual é atendida em suas diversas clínicas, escritórios, academia, farmácias,  laboratórios e núcleos.

Programação da Jornada de Aniversário Asces – 55 anos

Horários:  8h às 17h

Caruaru – Zona Rural e Zona Urbana

Vila do Rafael (Zona Rural)

Creche Nerine Francisca de Carvalho (CMEI)

Endereço: Sítio Rafael de Fora – 2° Distrito

• Prevenção do Câncer de boca, análise bucal e orientação sobre a saúde da boca

• Análise e orientação sobre a prevenção e detecção de dermatomicoses (micoses/infecção da pele provocada por fungos)

• Orientação Jurídica sobre Direito de Família

• Ação socioeducativa de prevenção ao uso de drogas

• Orientações sobre diagnóstico e tratamento da incontinência urinária

• Dicas de fisioterapia urológica

• Apresentação teatral

Murici (Zona Rural)

Escola Municipal

• Medidas antropométricas (peso e circunferência abdominal)

• Cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal)

• Orientações sobre os cuidados com a Hipertensão e Diabetes

• Orientações sobre a saúde bucal

• Aplicação de flúor, evidenciação de placa bacteriana e escovação dental

• Atendimento com técnicas de massagem

• Assistência farmacêutica

• Orientação sobre a prevenção das parasitoses

• Orientações sobre o uso de fitoterápicos (plantas medicinais)

Bairro Rendeiras/Cedro

CRAS Rendeiras do Cedro

Endereço: Rua do Cedro, 520, Cedro.

• Apresentação de projetos de sustentabilidade ambiental: Casa sustentável e tratamento de afluentes

• Instruções sobre a higienização bucal correta

• Prevenção ao câncer do colo uterino: como evitá-lo e a importância dos exames preventivos

• Produção de Hidratantes e Shampoo