O fato do Brasil sediar a Copa do Mundo da FIFA 2014 tem gerado muitas discussões e polêmicas, principalmente em torno dos gastos realizados para a implementação da estrutura necessária para a competição, que poderia ser aplicado de forma a beneficiar a comunidade. A população destaca também o déficit do país em áreas prioritárias como saúde, transportes e segurança, fatores importantes para a recepção dos turistas.

Neste contexto, a Faculdade Asces, em parceria com o Comitê Popular da Copa de Pernambuco, promove o III Simpósio de Serviço Social do Agreste de Pernambuco, nos dias 21 e 22 de maio. Com o tema “Copa, Cidade e Direitos: Impactos e Legados para além do futebol”, a proposta é estimular reflexões e debates acerca das consequências dos Megaeventos, em especial, a Copa, para as cidades brasileiras e os direitos humanos.

O evento será realizado na Faculdade Asces (Av. Portugal, 584 – Bairro Universitário) e o público alvo inclui estudantes e profissionais das áreas de ciências humanas, sociais aplicadas, educação, saúde. As inscrições podem ser realizadas online através do hotsite www.asces.edu.br/servicosocial, pelos valores de R$ 35,00 (estudantes/ preceptores Asces) e R$ 60,00 (profissionais) – com vagas  limitadas.

Entre os eixos temáticos a serem trabalhados, a organização do encontro propõe a problematização de tópicos como a exploração sexual e o tráfico de pessoas, a mobilização social e as estratégias de resistência das populações diretamente afetadas, bem como o Estado de exceção e o controle social. Mais informações pelo email eventos@asces.edu.br ou telefone (81) 2103.2075.

Pré-Simpósio

Antecedento a realização do evento, o Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais (LEPPS) da Faculdade Asces promove o Curso de Atualização em Serviço Social para Supervisores de Campo, com assistentes sociais que atuam como supervisores de estágio de setores que têm parceria com o Laboratório. Os encontros acontecem nos dias 06, 15 e 21 de maio, compondo 30h/aula.

O curso é uma iniciativa fechada que tem como objetivo proporcionar maior interação entre as Instituições de ensino e de campo, ampliando a ação pedagógica do estágio em Serviço Social. A proposta se insere nas comemorações do Dia do Assistente Social e integra a programação do III Simpósio de Serviço Social do Agreste de Pernambuco.