Dando continuidade a série de matérias voltadas para a mulher, a Instituição apresenta o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais (LEPPS) do curso de Serviço Social. Dados do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) relatam que, de 2006 a 2012, houve uma redução no índice de violência contra a mulher de 40%. No entanto, de 2012 a 2013, houve um aumento de 24%. No ranking dos estados, Pernambuco é o 5º mais violento e o Recife é a 6ª capital mais violenta do país.

Implantado no segundo semestre de 2012, o Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais (LEPPS), vem desenvolvendo ações através de projetos de importante impacto social. A coordenadora do curso de Serviço Social, Juliene Tenório, afirma que a criação do laboratório surgiu a partir de um grande volume de demandas internas da própria Asces e externas, oriundas de Secretarias Governamentais e de Organizações Não-Governamentais.

Diante dos números mencionados, o LEPPS iniciou as atividades com o Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à violência contra a Mulher (NUGEN) – Elma Novais, que trabalha conceitos para a compreensão das desigualdades nas relações de poder entre homens e mulheres, além de realizar estudos e ações nas comunidades e áreas de interesse, através de parcerias com ONGs e instituições.

O Núcleo foi batizado de “Elma Novais” em homenagem à advogada de 55 anos que denunciou, na década de 1990, a violência cometida por policiais na região Agreste. Ela foi vítima de vários atentados e perdeu um dos seus filhos, assassinado à época. Crime, segundo Elma praticado por policiais ligados a um grupo de extermínio.

O Núcleo é interdisciplinar, tendo à frente a coordenação do curso de Serviço Social com participação dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Relações Internacionais e Enfermagem.

“Como o Núcleo é um espaço de discussão e formação em gênero, nós temos desenvolvido em sua programação uma atividade chamada ‘Negra Flores’, que trabalham na própria Instituição e fora dela a questão da identidade e desigualdade de gênero e raça”, relatou Juliene Tenório, coordenadora do curso e que divide com Ilza Muniz e Rosineide Gonçalves a coordenação do Núcleo.

Ações que fortalecem:

Com um ano de funcionamento, o LEPPS está atendendo ao objetivo de ser um espaço de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e de contribuir com a formação profissional dos estudantes do curso de Serviço Social, com os Assistentes Sociais da região e com a mulher.

Contribuições através de buscas de parcerias com o Fórum de Mulheres de Pernambuco e do Agreste, na participação no Seminário de Formação em Gênero, da Secretaria da Mulher de Pernambuco e do Seminário Mulheres Costurando Direitos – realizado pelas Secretarias das Mulheres de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, bem como de Audiência Pública sobre Violência contra a Mulher, promovido pela Câmara de Vereadores de Caruaru.

O Núcleo também realizou a oficina, “Mulher Trabalhadora”, na Faculdade Asces e a atividade relativa ao Dia da Consciência Negra, que entre outras ações, exibiu o filme, “Domésticas” e um ciclo de debates com o tema “Racismo, Violência contra a Mulher e Direitos Humanos”.

Composto por uma coordenação colegiada, o LEPPS tem à frente a professora Josinês Rabêlo, o espaço conta com os estudantes do curso de Serviço Social e demais cursos da Instituição, estabelecendo uma construção multidisciplinar do conhecimento. Saiba mais: