Teve início, na manhã desta terça-feira (25) a cerimônia de instalação da Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo, em Recife. Entre os convidados presentes está Maria Voce, sucessora de Chiara à frente do movimento dos Focolares. O evento segue até a noite, contando com debates, palestras e lançamento de livros.

Representantes de diversas entidades participam da solenidade, que tem como objetivo estabelecer a dinâmica para o funcionamento da Cátedra e o desenvolvimento dos estudos propostos através das parcerias entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Saiba mais sobre a Cátedra.

Os focos principais a serem estudados são, como afirma a própria denominação da instância, a fraternidade e o humanismo. Mas porque estudar a fraternidade é importante? O expoente pensador da pós-modernidade, Zygmunt Bauman, ao analisar a tríade revolucionária francesa, afirma que os seres humanos, para alcançar a felicidade, precisam ser livres, iguais e fraternos, não sendo possível ser feliz individualmente no interior de uma comunidade socialmente infeliz.

“Assim, diante do quadro de desigualdades em que vivemos – em particular na América Latina – cremos que a economia e o direito, por exemplo, sobretudo no âmbito internacional, podem ser vistos e considerados sobre o prisma da fraternidade”, afirma o diretor geral da Asces Prof. Paulo Muniz, pesquisador da temática.