O livro “Cidadania, participação política e fraternidade” (Recife: Editora da UFPE, 2014, 207p.), de organização dos professores da Faculdade Asces, Marconi Aurélio e Silva, Fernando Gomes de Andrade e Paulo Muniz Lopes, será lançado na próxima terça-feira (25), na Unicap, em Recife. O lançamento faz parte da programação da instalação da Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo, uma instância acadêmica destinada a fomentar os estudos e pesquisas com foco no engajamento social.

A obra contém oito capítulos de autores diversos, que abordam temas como “Política e amor: revendo uma relação difícil”, “Teoria e empiria do ágape nas ciências sociais: uma fundamental reviravolta na questão”, “Cidadania não-liberal e fraternidade: as contribuições de Arendt e Schmitt” e “Capital social, fraternidade e qualidade da democracia”.

Outros tópicos trabalhados são “Ética fraterna e capital relacional no legislativo brasileiro: uma análise sobre o MPPU na Câmara dos Deputados”, “A construção dos direitos civis, econômicos, sociais, políticos e difusos”, “A fraternidade como categoria constitucional: considerações a partir do compromisso preambular da Carta Magna do Brasil de 1988” e “Da crise econômica mundial de 2008 às jornadas de junho de 2013 no Brasil: uma breve reflexão”.

Os volumes serão comercializados no dia do evento de instalação e estarão disponíveis para compra também, posteriormente, através da Cátedra. Na ocasião, haverá ainda o lançamento de “Fraternidade em foco: um ponto de vista político” (João Pessoa: Ideia, 2014, 249p.), com organização de Evangelina Faria e Maria Nazaré Torres Zenaide.

Saiba mais sobre a Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo.