A Faculdade Asces promoverá de segunda a sexta-feira (10 a 14/03) uma programação especial voltada para o público feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Entre os eventos, estão exposição fotográfica, debates, oficinas e exibição de filme. Todas as atividades têm entrada gratuita e não é necessária a inscrição prévia, por isso, não deixe de participar!

As ações são promovidas pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – Elma Novaes (NUGEN), do curso de Serviço Social, em parceria com diversos setores da Faculdade. A proposta é promover a informação e o lazer, destacando o papel da mulher na sociedade moderna.

O cronograma de atividades é voltado para estudantes, professores e funcionários da Asces. O público externo pode e deve participar, pois, haverá ações culturais e de promoção de políticas de gênero. O início é na segunda (10) com a Exposição Fotográfica projetada, às 18:30h, na escadaria do Campus I (Av. Portugal, 584 – Bairro Universitário, Caruaru).

Na terça-feira (11), será promovida, às 19h, a mesa temática “Mulheres, Autonomia e Participação Política” com as palestrantes Carmem Silva (ONG SOS Corpo), Verônica de Santana (Movimento da Mulher Trabalhadora Rural) e a Secretária Especial da Mulher de Caruaru, Elba Ravane. A mesa conta com mediação da professora da Asces Manuela Donato e será realizada no auditório da Asces.

Na quarta (12), acontecem ações durante os três turnos. Às 10h será realizado no Caruaru Prev (Av. Rio Branco, 315, Centro – Caruaru) uma oficina do Projeto de Extensão Cidadania não se aposenta – com mulheres idosas. A organização é do Projeto de Extensão “Cidadania não se aposenta”, que envolve os cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física da Asces. O objetivo do projeto é trabalhar a compreensão do envelhecimento e identificar as várias necessidades dos idosos, mostrando que a aposentadoria não tem a ver com sedentarismo ou inutilidade, mas é uma oportunidade para novas realizações.

No turno da tarde, o foco é o público interno da Asces, que inclui o corpo docente, discente e técnico. A oficina de Dança Circular será realizada às 15h na Praça das Placas (Campus II), sob responsabilidade das professoras Rosineide Gonçalves e Ilza Muniz.

À noite da quarta-feira, o Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia, localizado no centro da cidade de Caruaru, abre suas portas para a exibição do documentário “O Renascimento do Parto”, às 19h. Essa iniciativa marca o reinício do projeto CineSofia em que é exibido um filme e em seguida é provocado um debate filosófico sobre o  longa com a interação da plateia. Logo após, acontece debate sobre o tema com a professora do curso de Enfermagem da Asces, Nayale Lucinda. O endereço é Av. XV de Novembro, 215, Centro de Caruaru.

A palestra “Mulheres, Dependências Químicas e não Químicas” será realizada na quinta (13), às 9h, no auditório do Campus II. Os palestrantes são o coordenador da Casa das Mulheres de Recife- Programa Atitude, Antônio César e a professora Fernanda Luma. No mesmo local, às 19h, haverá a Roda de Conversa “Gênero e Educação: Diálogos, Debates e Embates”, com as professoras da Fafica Maria do Carmo e Ana Lícia. Fechando a programação, o jornalista Wagnner Sales, discorrerá palestra na sexta (14), às 14h, no Auditório Campus I da Asces, sobre o tema “Conhecendo meu guarda roupa.”

Programação:

Segunda-feira (10/02)

18h30 – Exposição Fotográfica Projetada do NUGEN

Local: Faculdade Asces – escadaria do Campus I

Terça-feira (11/02)

19h – Mesa Temática: Mulheres, Autonomia e Participação Política

Local: Faculdade Asces – auditório Campus I

Palestrantes: Carmem Silva (SOS Corpo), Verônica de Santana (MMTR) e Elba Ravane (Secretária da Mulher de Caruaru)

Mediadora: Manuela Donato / NUGEN

Quarta-feira (12/02)

10h – Oficina com Mulheres Idosas- Projeto de Extensão Cidadania não se aposenta

Local: Caruaru Prev (Av. Rio Branco, 315, Centro – Caruaru)