Durante reunião na Prefeitura de Caruaru no dia 04/02, um grupo formado por ex-alunos, professores e gestores da Faculdade Asces apresentaram os resultados de dois trabalhos inéditos desenvolvidos pelo Laboratório de Políticas Públicas Municipais. Participaram do encontro o chefe do executivo, o prefeito José Queiroz, e parte do seu secretariado.

As pesquisas giraram em torno de dois assuntos prioritários na gestão pública. A implantação de creches na cidade, por meio de recursos do programa federal Brasil Carinhoso e outro estudos que levantou a evolução dos gastos públicos nos anos de 1997 a 2012. Os resultados poderão ser usados pela prefeitura da cidade para identificar aspectos que otimizarão recursos e esforços.

Por se tratarem de estudos científicos, foram necessárias duas etapas na pesquisa. Uma delas incluiu seis meses de dedicação da equipe do LPPM/Asces através de estágio dos estudantes externo à prefeitura, e a outra etapa constituiu o estágio interno no laboratório.

A pesquisa, que traçou o perfil das crianças de 0 a 4 anos membros de famílias de baixa renda, elencou, a partir das informações oficiais fornecidas pelo IBGE e do Tesouro Nacional, as áreas urbanas e rurais de relevância para a implantação de creches. Os estudos foram desenvolvidos dentro da estrutura Georreferenciamento, pois reúne dados formais e indicadores de várias fontes, possibilitando diferentes leituras sobre o cenário de uma cidade. Em Pernambuco, apenas a Faculdade Asces detém esta prática de estudos há pelo menos 7 anos.

Leia mais sobre este estudo

Já o trabalho que recebeu o título "Administração em Caruaru nos últimos 15 anos – 1997 a 2012" compreendeu a análise de todo o crescimento da economia da cidade. Este foi realizado a partir da reunião dos indicadores como o PIB, aspectos demográficos e o crescimento da administração pública nas receitas da cidade, cruzados aos dados investimentos destinados às áreas prioritárias: educação, saúde, assistência social, urbanismo e despesas com recursos humanos apenas no executivo municipal.

Concluiu-se que nos 15 anos o crescimento populacional foi acompanhado de um crescimento nos investimentos sociais, porém, nos cinco últimos anos a destinação de recursos e a criação de programas foram intensificados em áreas sociais. "Por outro lado, os problemas identificados vão desde a crescente curva de despesas com pessoal, tanto em anos eleitorais como em outros períodos, isso salta à pesquisa a partir do ano de 2005", destacou o graduado Asces em Administração Pública, Paulo Cesar, que pesquisou os dados a partir do cruzamento de informações de 1.512 municípios do Nordeste.

Em Caruaru, o que mais chamou a atenção é que a despesa com pessoal cresce de forma constante e de maneira desproporcional em comparação com outras despesas da cidade a partir de 2005. "Então o que nós queremos saber é: quais são os fatores que levam a este crescimento desproporcional?", destacou o professor Vanuccio, coordenador do LPPM, na conclusão das apresentações.

Receptividade – O prefeito da cidade, José Queiroz, recebeu a equipe Asces positivamente e destacou que foi ainda no período eleitoral que o mesmo indicou esta pesquisa para a implantação da creches. "No Brasil há a percepção de que o setor privado e as organizações não-governamentais poderiam fornecer um suporte ao poder público, principalmente quando o assunto é o ambiente universitário balizando com informações técnicas de alto nível", disse Queiroz.

"O nosso sentimento é de alegria, pois temos a convicção de que esses estudos são ainda um passo pequeno diante do quanto nós podemos desenvolver para contribuir com a cidade", sinalizou o diretor-geral da Asces, Paulo Muniz, mencionando também que a qualificação do serviço público a depender da qualidade dos recursos humanos envolvidos.

Ao final dos trabalhos, uma nova pauta foi traçada para pesquisas segmentadas na educação, assistência social e saúde. Todas utilizando-se o georreferenciamento como instrumento de tratamento dos dados e através do curso de Administração Pública da Faculdade Asces, coordenada por Osório Chalegre. O coordenador tem participado ativamente do processo, em busca de melhorias para a cidade e do envolvimento dos estudantes com a sua área de atuação, como você pode conferir aqui.

Baixe aqui as Notas Técnicas

Nota Técnica n° 02: Análise do Munícipio de Caruaru (LMMP)

Projeto Georeferenciamento de Dados – Notas Técnicas: Educação Básica (Creches) em Caruaru