O curso de Bacharelado em Educação Física da Asces celebra, em 2014, 10 anos de existência. Ao longo deste período, foram diversas conquistas não apenas para os estudantes e profissionais formados pela Instituição, mas para toda a comunidade, que pôde contar com os serviços oferecidos pela Asces através dos projetos de extensão universitária e de pesquisa. O atual coordenador da graduação, o professor Luciano Leonídio, explica em entrevista a missão deste profissional e fala sobre como é estar à frente do curso. Leonídio é docente da Asces há três anos e há exatamente um ano assumiu a coordenação do Bacharelado, somando em paralelo diversos desafios e responsabilidades, assuntos que ganham destaque a seguir, ao lado do detalhamento sobre o projeto pedagógico do curso, o mercado de atuação e os recursos utilizados pela Asces para a formação humanística.

Quais são os objetivos deste curso?

A formação do Bacharel em Educação Física tem como objetivo formar cidadãos ativos e aptos para atuarem na sociedade de forma consciente, crítica, autônoma, criativa, participativa e empreendedora. O foco é investigar e atuar nas áreas de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos; Treinamento Esportivo; Preparação Física; Recreação e Lazer; Gestão em Educação Física e Esportes, dentre outros.

Quais são as metodologias de ensino utilizadas?

Os procedimentos metodológicos adotados têm enquanto principal referência o estudante. Desta forma, buscam-se desenvolver processos pedagógicos inovadores que favoreçam o desenvolvimento de competências cognitivas, instrumentais e comportamentais essenciais ao desempenho profissional futuro.

Assim destacam-se: uma concepção de currículo que articulam saberes socialmente acumulados com a práxis devidamente orientada e instrumentalizada em atividades curriculares; Articulação teoria-prática com o estabelecimento de rotina didática baseada na experimentação, confronto com a realidade e produção coletiva de conhecimentos (pesquisa como eixo temático estruturante da formação); Inclusão de práticas pedagógicas criativas, vinculadas aos campos de intervenção profissional, para estimular a aprendizagem significativa e fortalecimento da competência pedagógica;

Além do trabalho em sala de aula, os projetos de Extensão são formas de inserir o estudante na prática junto à comunidade. No caso desta graduação, quais são os principais projetos?

Há várias iniciativas que o estudante pode participar das atividades extensionistas como o Projeto Prática e Treinamento Esportivo para pessoas com deficiência (PROTED), que desenvolve preparação física e técnica com atletas paraolímpicos; Pilates; Badminton; Incubadora de Projetos Empreendedores na área de Educação Física e Esportes. Além disso, são oferecidas ações de monitoria dentro da Academia Escola, com foco na avaliação, prescrição e supervisão de exercícios físicos, como também no Núcleo Esportivo, em atividades de iniciação e treinamento nas mais distintas modalidades esportivas.

Qual é o mercado de atuação destes profissionais?

O Bacharel em Educação Física, conforme as diretrizes que sustentam a formação desta área, está habilitado à atuar nos campos da Saúde, do Esporte e do Lazer.

Quem está na fase pré-vestibular, como você orientaria para que fizesse a escolha por este curso?

É um curso muito dinâmico e extremamente cativante. Trabalhar com Educação Física é uma ação acima de tudo prazerosa. Ao contrário do que muita gente acredita trabalhar com Educação Física não é apenas gostar de esportes, gostar de realizar exercícios físicos, etc, mas principalmente é gostar de lidar e se relacionar com pessoas, e esse é o grande desafio. Ajudar as pessoas a mudar comportamentos, hábitos, buscando seu bem-estar. Não no contexto do ‘músculo’, mas numa perspectiva mais ampla. E para isso é preciso não apenas competências técnicas, mas também em questões comportamentais e gerenciais.