A secretária da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais, Martha Melo, recebeu, na última segunda-feira (10), o consultor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Roberto Tiné. Na oportunidade, ela e demais integrantes da equipe de assistência social do município debateram com o representante do Governo Federal o desenvolvimento do programa Pronatec – Viver sem Limites, em Caruaru.

A adesão ao programa garante que todas as vagas do Pronatec poderão ser acessadas por pessoas com deficiência, com atendimento preferencial, independentemente do curso e do tipo de deficiência. Não serão formadas turmas específicas, bem como não será delimitado o número de vagas destinado ao segmento. Os cursos ofertados pela rede estarão todos disponíveis para este público, oportunizando o convívio entre pessoas com e sem deficiência.

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites tem como objetivo a implementação de iniciativas e a intensificação de ações desenvolvidas pelos governos municipais, estaduais e Federal em benefício deste público. Foram traçadas quatro diretrizes: acesso à educação, acessibilidade, inclusão social e atenção à saúde para garantir a efetivação da cidadania plena dessas pessoas.

 

FONTE: Jornal Vanguarda