A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundarpe iniciam no dia 06 de janeiro de 2014 uma série de oficinas de capacitação para elaboração de projetos para o 7º Edital do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura Independente 2013/2014.

O edital público é considerado um dos melhores do País e destinará um total de R$ 11,5 milhões para incentivo da produção, difusão, formação e pesquisa na área audiovisual. As oficinas serão realizadas em 22 municípios, contemplando todas as 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. Ao final, os participantes receberão certificados. Em cada município, a Secult-PE conta com parceiros locais como prefeituras, pontos de cultura e cineclubes para a realização das oficinas

O período para inscrições de projetos no edital Funcultura Audiovisual será de 21 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014. O edital, os formulários e anexos necessários para inscrição estão disponíveis no site http://www.fundarpe.pe.gov.br/governo-de-pernambuco-lanca-7-edital-do-programa-audiovisual-funcultura-20132014.

Durante as oficinas, os participantes conhecerão os detalhes do edital, as especificidades das categorias e subcategorias para formatação de projetos e as suas respectivas exigências. Os projetos podem ser de filmes de longa-metragem e de curta-metragem, produtos para televisão, pesquisas, formação (cursos, oficinas, seminários, encontros), difusão (festivais, mostras), preservação e cineclubes. A capacitação irá orientar sobre o preenchimento dos formulários e a elaboração do projeto, considerando a definição de objetivos, justificativas, estratégias de ação e orçamentos dos produtos culturais. Também serão abordadas dicas sobre criação de roteiros.

CADASTRO – Para inscrever projeto nos editais, o proponente pode ser pessoa física ou jurídica (empresas associações, fundações), com residência em Pernambuco há no mínimo um ano e ter Cadastro de Produtor Cultural (CPC) atualizado anualmente. O prazo para inscrição ou atualização do CPC para o Edital do Audiovisual é até o dia 20 de janeiro, enquanto que para o Edital Independente (geral) é até 31 de janeiro de 2014. O cadastro pode ser feito presencialmente ou com envio de formulário e documentação pelos Correios. A lista com a documentação necessária e os formulários do CPC estão disponíveis no link: http://www.fundarpe.pe.gov.br/fomento_funcultura_formularios.php. Durante as oficinas, a equipe também receberá inscrições ou atualizações do cadastro.

REGIONALIZAÇÃO – Com intuito promover cada vez mais a regionalização do Funcultura, desde o edital anterior (2012/2013), foi criada a categoria Revelando os Pernambucos, pela qual será habilitado pelo menos um projeto de cada uma das 12 Regiões de Desenvolvimentos do Estado (RDs), chegando a contemplar até 16 projetos, de mostras, festivais de cinema ou curta-metragem.

SERVIÇO:

Dia 08 de janeiro (quarta-feira) – Agreste Central – Caruaru
Local: Museu do Barro de Caruaru
Endereço: Praça Cel. José de Vasconcellos, 100 (Pátio de Eventos)
Horário: 19h às 22h

Fonte: Fundarpe