Mais uma semana de entretenimento no Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia! Na quarta-feira (27), haverá a exibição de filme e na quinta (28), uma apresentação musical com a “Banda de Pífanos Zé do Estado”. Ambas as atrações têm início às 19h e a entrada é gratuita. Endereço: Rua XV de Novembro, 215 – Centro de Caruaru.

O documentário “Um lugar ao Sol”, do diretor Gabriel Mascaro será exibido na quarta (27) e aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele obteve acesso a esses moradores através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira, no qual são catalogados 125 donos de cobertura dos quais nove cederam entrevistas. O filme traz um debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, status e poder.

Já a quinta-feira (28) será animada pela apresentação da “Banda de Pífanos Zé do Estado”, que traz a proposta de lançar outros formatos e outras ideias, reiventando um pouco desta tradição. O grupo promove uma aula-concerto, trazendo um pouco da história de Caruaru e do próprio pífano, como faz em diversas instituições de ensino. Na ocasião, eles estarão comercializando o CD demonstrativo “Ainda tem disso aqui”, pelo valor de R$ 10,00, juntamente com outros produtos que estarão disponíveis na banca de artesanato montada no local.

A banda teve início a partir de José Feliciano Rodrigues (Zé do Estado), na Paraíba. Zé era o pai de cinco dos seis componentes do grupo, com exceção de Anderson do Pife. Em Caruaru, a proposta é reerguer a tradição e o pessoal do Pífano. Confira o vídeo de uma apresentação deles: