Foi realizada em Caruaru, no último dia 4, a aplicação da primeira prótese customizada da articulação temporo-mandibular (ATM) em Pernambuco. O procedimento foi efetivado pelo Dr. José Paulo (cirurgião bucomaxilofacial), professor da Asces (Associação Caruaruense de Ensino Superior) e diretor da Implaface.

Segundo o especialista, o paciente de 31 anos apresentava um tumor benigno, porém altamente agressivo. O tumor destruiu todo o osso da mandíbula direita, desde a região do dente segundo molar inferior até a cabeça da mandíbula.

"O tumor foi retirado através de procedimento cirúrgico no lado direito da face, onde foi instalada a prótese customizada da ATM – TMJ Concepts. Trata-se de uma prótese feita de titânio. A principal vantagem da utilização dela é a possibilidade de manter o arcabouço ósseo do paciente, descartando as chances de alguma deformidade facial. Ou ainda problemas na mastigação, deglutição e fonação após a remoção do tumor", detalha.

Para confecção da prótese, o paciente realizou uma tomografia computadorizada. As imagens obtidas acabaram sendo enviadas para os Estados Unidos, onde foram transcritas em um modelo de resina. "Assim, obtivemos a cópia fiel do arcabouço ósseo e dentário do paciente", informa o cirurgião.

Ainda segundo José Paulo, o paciente encontra-se bem. ‘‘Ele já está se alimentando e não teve nenhuma complicação no pós-operatório”.

Também participaram do procedimento cirúrgico os professores e pesquisadores Laureano Filho (UPE), Luis Rabelo (UFMA) e Gustavo Campos (Uninassau).

Fonte: Jornal Vanguarda