O farmacêutico, Luiz Flávio do Nascimento, foi convidado para ministrar a palestra: "Controle Microbiológico de Medicamentos", para os estudantes do curso Técnico em Farmácia da Instituição.

O evento aconteceu na terça-feira (12), no Campus II da Faculdade e teve como objetivo demostrar como se realiza o controle de qualidade microbiológica de medicamentos no âmbito industrial.

Para o estudante, Miguel Florencio, esses eventos enriquece seu futuro profissional. “É de grande importância essas palestras pelo fato de você absorver desse profissional, que está na área a bastante tempo, todo seu conhecimento. As várias técnicas, o conhecimento de como é feito o controle de qualidade, a produção de um determinado produto do início até o fim e a conservação da água são assuntos que só nos enriquecem. O curso técnico tem uma grade reduzida e essa troca de experiência são muito válidas”, comenta Florencio.

A professora de microbiologia dos cursos Técnicos de Farmácia e Estética e coordenadora do evento, Rafaela Fereira, comentou que o intuito foi mostrar a necessidade desse profissional técnico no mercado de trabalho e que existe uma escassez na região. “A intenção principal foi demostra a área de trabalho do profissional técnico de farmácia e a necessidade desses profissionais no mercado de trabalho junto ao farmacêutico e atualizá-los com relação ao controle microbiológico. Mostrar que atualmente há uma ecassez de profissionais e existe um vasto campo de trabalho”, relatou a professora.

O monitoramento microbiológico é indispensável para controlar a qualidade dos ambientes de fabricação e manipulação de produtos farmacêuticos e de outros segmentos. No Brasil, os critérios de contagem microbiana e as medidas de controle estão previstos em resolução técnica estabelecida pela Anvisa.