Aderindo a campanha internacional de conscientização para as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, denominada “Outubro Rosa”, estudantes do nono período do curso de Fisioterapia, acompanhados pela Preceptora, Clarissa Lopes, sob a orientação do docente, Francisco Santos realizaram campanha de saúde da mulher, no Programa Saúde da Família (PSF), do Bairro São João da Escócia II.

Em torno de 30 mulheres do Bairro, foram beneficiadas com a realização de palestras sobre o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Peças anatômicas foram apresentadas para demonstrar como deve ser feito o auto-exame das mamas e panfletos com orientações e cuidados relacionados ao tema foram entregues.

O objetivo foi levar as informações e conscientizar a população carente dos cuidados com a saúde e aproveitar para falar sobre outros assuntos como o câncer de colo de útero.

A Preceptora, Clarissa Lopes, comenta que essas ações são importantes para os estudantes do curso e principalmente para a população. “Por essa campanha ter uma grande dimensão para a sociedade, é muito importante a participação dos estudantes de Fisioterapia nesse combate contra o câncer de mama e o de colo de útero. Eles passam a ser protagonistas nessa luta, como eu disse antes, a comunidade nem sempre tem acesso a essas informações, então para ela é muito importante esses momentos, pois é uma oportunidade deles receberem informações e orientações que fazem diferença para as suas vidas”, explicou Lopes.