O mais novo livro do jurista Darley Ferreira tem como título "Petit Histoire de La Académie Caruaruense de Letres Juridiques". O trabalho conta um pouco sobre o processo de idealização e atuação da ACLJ (Academia Caruaruense de Letras Jurídicas), instituída no ano de 2011 e foi lançado neste sábado (26).

De acordo com o autor, o livro vem na intenção de preservar a memória da entidade e servir como fonte de pesquisa para trabalhos futuros. "A dificuldade de encontrar documentos que contam a história da cidade foi o que motivou a idealização do volume. Essa é uma das principais barreiras que o Instituto Histórico de Caruaru, que tem como presidente Anastácio Rodrigues, encontra quanto à preservação do registro local", justifica Darley.

O livro está dividido em três partes distintas: a primeira, escrita toda em francês, fala sobre a criação da primeira Academia Jurídica, na França, no ano de 1635. "Essa é uma forma de despertar para a importância dessa criação e de ressaltar a influência da França na cultura local", diz o jurista. A segunda parte, com versão em português, descreve os fatos que deram origem à academia em Caruaru, enquanto a terceira traz um apanhado de imagens e documentos que deram início aos trabalhos da entidade.

Quanto à coleta dos dados, Darley explica que foi rápida, já que a instituição foi criada no ano de 2011. "Fizemos um apanhado de documentos, artigos, realização de eventos e atas das reuniões. Apesar de ter sido criada há pouco tempo, a Academia de Letras Jurídicas é muito atuante. Até porque, quando criamos a entidade, tivemos essa intenção". No livro também estão inseridos alguns dos artigos elaborados por membros da academia.

A ACLJ, que tem como presidente Walter Andrade, foi criada com o propósito de reunir os operadores do direito na cidade, entre juízes, advogados, promotores e juristas em geral, a fim de divulgar os trabalhos do setor na Capital do Agreste. É o primeiro órgão do segmento criado em um município do Interior do Norte-Nordeste.