O câncer de boca atingiu no ano passado mais de 14 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Em 80% dos casos a doença pode ter cura se diagnosticada precocemente e tratado de forma correta. É justamente pensando na prevenção, diagnóstico e no encaminhamento aos serviços especializados que será realizado um evento desta terça (22) até a sexta-feira (25/10), na Asces, ACIC e no Marco Zero de Caruaru. A II Semana de Saúde Bucal contará com palestras, orientações e exames de prevenção e combate ao Câncer de Boca.

A abertura do evento acontecerá na terça-feira (22/10), às 19h, no auditório da Faculdade Asces, com a realização do II Seminário Municipal de Saúde Bucal e a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais, além de diversos profissionais da área. A participação de estudantes é possível somente na categoria de ouvintes. O endereço é Av. Portugal, 584, Bairro Universitário, Caruaru.

Na quarta e quinta-feira (23 e 24/10) as ações acontecerão no Marco Zero da cidade com estandes montados para a população, das 8h às 17h. Serão realizado exames e também repassadas orientações sobre higiene e saúde bucal. Nestes dias, os integrantes dos projetos ART e Mestres do Sorriso, também da Faculdade Asces, estarão envolvidos em atividades lúdicas e educativas voltadas para a população.

O encerramento do evento será na sexta-feira (25), data em que é comemorado do Dia do Cirurgião-Dentista. Na ocasião, das 14h às 18h e das 19h às 22h, será promovido o Curso de Lazer Terapia Odontológica com o palestrante Hermes Pretel no auditório da ACIC (Rua Armando Fontes, 15, Centro).

Na primeira edição do evento promovido no Shopping Difusora, foram realizados 700 atendimentos. Para este ano, a organização espera dobrar o número de beneficiados e também aumentar o enfoque social da ação. A realização é da Câmara Setorial de Saúde da ACIC e conta com o patrocínio da Faculdade Asces, por meio do Projeto Asa Branca de Combate e Prevenção do Câncer de Boca, ligado ao tradicional curso de Odontologia da Instituição.

A equipe da Faculdade Asces envolvida será de 150 pessoas, entre professores, cirurgiões dentistas, técnicos, estudantes do curso de Odontologia e funcionários administrativos da Instituição. “Queremos aproximar a odontologia da comunidade e também oferecer um serviço que possa contribuir com a mudança da realidade social”, comentou o professor Daniel Saturnino, coordenador da ação.