Nesta terça-feira (08), o Campus II da Faculdade Asces recebeu cerca de 250 estudantes do ensino fundamental do Colégio Municipal Profº Leudo Valença para uma série de atividades lúdicas e esportivas em comemoração ao Dia das Crianças. A ação se deu graças à parceria da escola com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), que insere estudantes dos cursos de Licenciatura em escolas para a vivência da prática profissional dos futuros professores.

Quinze universitários do curso de Licenciatura em Educação Física bolsistas do Pibid, com o apoio de estudantes do Bacharelado em Educação Física, orientaram as crianças em tarefas como futsal, basquete, dança, luta, jogos de salão, salto em altura e brincadeiras. A programação segue à tarde, com mais 250 estudantes que estudam neste turno na escola.

Além de ter contato com o seu público alvo, os discentes da faculdade também se divertiram com as atividades. “O projeto é a socialização do Dia das Crianças com intervenção de conteúdos de Educação Física, então as crianças têm conhecimento dos conteúdos da disciplina, além do lazer. O Pibid é uma experiência riquíssima porque ajuda realmente a entender o que se quer, sem falar do currículo e da experiência, que é essencial”, relata Luanne Leilane, estudante do 4º período de Licenciatura em Educação Física e participante do programa há um ano e quatro meses.

A escola realiza a comemoração do Dia das Crianças todos os anos, mas no seu próprio ambiente. A equipe da instituição de ensino aprovou a proposta, que atribui novidade à celebração anual. “Está sendo muito bom, maravilhoso, porque é uma atividade diversificada. Eles estavam ansiosos uma vez que é algo diferente e o aluno socializa mais”, afirma a professora dos segundos e terceiros anos do ensino fundamental Erivânia Maria.

Coordenador institucional do Programa, o professor Luciano Leonídio especifica que os estudantes bolsistas do Pibid estão envolvidos todos os meses com o público escolar, mas trazer as crianças para o ambiente universitário é interessante, pois é um local externo, sendo um fator diferencial para as mesmas. “Para os acadêmicos, é importante pois é mais um momento de experimentação da prática pedagógica”, explica Leonídio.

Veja fotos das ações.