Até a próxima sexta-feira (04) três professores do curso de Direito da Faculdade Asces participam do XXIX Congresso Latino-Americano de Sociologia, em Santiago (Chile). Eles tiveram trabalhos aprovados no evento, que é o maior em sociologia das Américas e um dos maiores do mundo. Tatiana Ferraz, Darci Cintra e Marco Aurélio Freire apresentarão obras sobre diferentes olhares em relação ao tema global do encontro que é: “Crise e emergências Sociais na América Latina”, promovido pela Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) aprovadas.

Este encontro congrega pesquisadores de vários ramos das ciências sociais. Um dos diferenciais da participação da Faculdade Asces neste encontro é que a Instituição não tem como ênfase a sociologia, embora seja disciplina que permeia todos os cursos de graduação, inclusive os de saúde, e obteve a aprovação de seus professores para debate em nível internacional e posterior enriquecimento das próprias discussões em sala de aula.

O trabalho elaborado pelo docente Marco Aurélio Freire chama-se: “Entre o político e o jurídico – o problema da politização do poder judiciário em contraposição à jurisdicionalização do poder legislativo. O caso brasileiro”. Segundo o docente, nos últimos anos tem se tornado mais ativa a atuação do Poder Judiciário brasileiro por meio de decisões que contemplam casos difíceis e que modificam a própria essência do ordenamento jurídico nacional.

O Arquipélago de Fernando de Noronha pertencente ao estado de Pernambuco e formado por vinte e uma ilhas foi o lócus escolhido pela professora Tatiana Ferraz para o seu trabalho aprovado no ALAS. Recebendo o título: “Fernando de Noronha: Memórias da pena capital na história do Estado brasileiro”, o conteúdo foi discutido no Grupo de Trabalho sobre a temática Imaginários sociais, memórias e pós-colonialismo.

No Grupo de Trabalho sobre Desigualdade, vulnerabilidade e exclusão social, o professor Darci Cintra Filho apresentou o trabalho que recebeu o título: “Entre a boa vontade e a lei: a oferta de cuidados formais de longa duração a idosos em duas instituições do interior do Nordeste Brasileiro”.

No texto, o docente analisa a oferta de cuidados formais de longa duração à população idosa por instituições de longa permanência localizadas no interior do nordeste brasileiro. Entre outros itens, relaciona as inadequações existentes nos serviços prestados pelas instituições com a baixa cobertura de serviços ofertada pelo poder público e aponta a constante mediação entre direção das instituições e órgãos de fiscalização, uma vez que permanece existindo um descompasso entre os avanços legislativos realizados na área e os serviços tradicionalmente prestados.