O Curso de Farmácia da Faculdade Asces foi representado em congressos regionais da área que aconteceram no mês de setembro, através da participação de professores e estudantes, inclusive com apresentação de trabalhos e premiação das obras apresentadas.

No VII Encontro Pernambucano de Assistência Farmacêutica (EPAF), que aconteceu no Centro de Convenções, em Recife, estudantes do 9º período do curso conquistaram as três primeiras colocações. Em 1º lugar, ficou o trabalho “Avaliação de Estabilidade Preliminar de Gel Fitoterápico a Base de Aloe Vera”, dos discentes Thiago Silva Souza e Taysa Timoteo, com orientação do Prof. Carlos Henrique Tabosa.

O 2º lugar foi dos estudantes Viviane Caroline, Paulo Sérgio, Stephanie dos Santos e Thiago Souza, com o tema “Identificação do Perfil Epidemiológico de Helmintos Intestinais em Comunidade Periférica no Município de Caruaru-PE”, sob orientação do Prof. Risonildo Pereira Cordeiro. Em 3º lugar foi premiado “Prevalência do Uso de Fármacos Psicotrópicos em Taquaritinga do Norte, Município do Agreste Setentrional de Pernambuco”, que teve orientação também do Prof. Risonildo.

Paralelamente ao EPAF, no mesmo local aconteceram o III Encontro de Usuários das Farmácias de Pernambuco, o II Fórum dos Gestores e Técnicos que Atuam no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, a II Mostra de Trabalhos Científicos, Exposição de Produtos e Serviços Farmacêuticos, o Seminário de Fitoterapia e Plantas Medicinais e o Seminário de Farmácia Hospitalar.

A Faculdade Asces marcou presença considerável nos eventos, através da participação de docentes do Curso de Farmácia na Comissão Organizadora, como a coordenadora do Curso de Farmácia, Profa. Ana Catarina Simonetti, Profa. Ana Cláudia Neves e Prof. Dr. Clayton Azevedo, assim como de estudantes do curso como monitores e como congressos com a submissão de mais de 15 trabalhos científicos.

Também em setembro, foi realizado o IV Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (PLAMEVASF), em Petrolina-PE. No evento, as estudantes Lívia Maciel, Milleny Amador e Ana Paula Sabino receberam a menção honrosa dos trabalhos apresentados na forma de pôster, com a obra intitulada “Atividade Antiviral da Alternanthera Brasiliana (L.) Kuntze, frente ao Herpes Simples Vírus: um possível fototerápico inovador”, sob a orientação do Prof. Arquimedes Melo.