O Projeto de Extensão Cidadania Não se Aposenta, envolve estudantes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física da Asces e visa trabalhar através da teoria e prática a compreensão do processo do envelhecimento e identificar as várias necessidades dos idosos. “Para isso, pretende-se descrever a concepção de envelhecimento na contemporaneidade, apresentar os conceitos básicos do processo de envelhecer e os aspectos que podem ser considerados fatores determinantes para o envelhecimento saudável, sob o ponto de vista interdisciplinar”, relata uma das coordenadoras do projeto professora Rosangela Cabral.

Os trabalhos tiveram início no primeiro semestre de 2013 após uma prévia seleção de 52 inscritos, dos quais 12 estudantes extensionistas foram selecionados, sob a supervisão das coordenadoras do projeto, as professora Rosangela Cabral e Ladjane Araújo.

Os locais de atuação do projeto é o CRAS do Bairro Centenário e o Instituto Previdenciário do Município de Caruaru – CaruaruPrev, que apresentam um perfil distinto, o que foi determinante para a escolhas das respectivas atividades a serem executadas nos grupos.

“Nosso objetivo maior é mostrar aos nossos segurados, principalmente os aposentados, que o momento da aposentadoria deve representar uma nova fase em suas vidas. Buscamos lembrá-los que a aposentadoria não tem a ver com sedentarismo ou inutilidade, pelo contrário, é uma oportunidade para novas realizações”, acrescentou o presidente do CaruaruPrev e coordenador do curso de Administração Pública, Osório Chalegre.

Cine-fórum sobre filme relacionado com as principais alterações que surgem ao longo do processo de envelhecimento e debates em grupo para socialização das ideias e acerca do processo de envelhecimento, relacionados à satisfação pessoal, família, inserção na sociedade e perspectivas de futuro são constantemente realizadas.

Em outros encontros são realizadas atividades sobre memória e dinâmicas onde envolviam trabalhos de coordenação motora e equilíbrio através de um programa de exercícios lúdicos, lançando mão de recursos confeccionados pelos extensionistas e idosos.

“Neste primeiro período do Projeto de Extensão Cidadania não se Aposenta, vivenciamos uma experiência rica e inovadora tanto para os acadêmicos que exercitam a criatividade, como para os idosos, os mais beneficiados”, comenta a professora Cabral.

As pessoas que se interessarem ainda podem fazer inscrição, que é gratuita. Para mais informações podem ligar para (81) 3701.1521.