Com a era da digitalização, o setor da educação tem passado por grandes mudanças. Entre as dificuldades de manter a atenção dos estudantes, as plataformas digitais também trouxeram novas possibilidades a favor dos educadores, que precisam cada vez mais buscar alternativas interativas para se adequar ao novo momento social da humanidade.

Algo que tem sido bastante difundido entre as grandes universidades e centros de ensino são os chamados MOOCs. Em tradução livre do inglês, a sigla significa Massive Open Online Course (cursos online gratuitos e massivos). As aulas são transmitidas gratuitamente via internet e têm atraído milhares de estudantes ao redor do mundo.

Os cursos foram introduzidos em grandes universidades americanas por volta de 2011, e têm se difundido massivamente no Brasil. A Universidade de São Paulo (USP) foi a primeira da América Latina a criar um MOOC. Entre as federais, a Universidade de Brasília (UNB) saiu na frente, passando a oferecer em julho as aulas na área de Bioenergética, sendo o primeiro do País na área de Ciências da Saúde.

Recentemente, o Google e o edX, plataforma criada por Harvard e MIT em 2012 para oferecer cursos gratuitos, anunciaram que devem lançar no primeiro semestre de 2014 uma plataforma voltada para o setor: a Mooc.org ,  para que diversas organizações ofereçam suas aulas online.

Seja por curiosidade ou pela busca do conhecimento, pessoas ligadas à educação  têm procurado cada vez mais esse modelo educacional. Mesmo quem ainda não ouviu falar diretamente dos MOOCs, já tem participado dessas iniciativas. A verdade é que, com a rapidez das informações na era da internet, ainda se ouvirá muito sobre as possibilidades da educação por meios meios digitais.

Conheça alguns MOOCs:

Coursera