Com mais de 54 anos de história na oferta de cursos de graduação e especialização, a Faculdade Asces deu início nesta terça-feira (10/09) a uma nova trajetória educacional com o lançamento do seu Centro de Formação Técnica (CFT). Promovida na Praça das Placas, no Campus II, a Aula Inaugural celebrou o início dos primeiros sete cursos que estão sendo ofertados pela Asces para o interior do Estado de Pernambuco.

A cerimônia especial contou com mais de 400 estudantes, docentes e funcionários presentes. Compuseram a mesa de honra da solenidade, os diretores da Instituição, Paulo Muniz Lopes, Sidrônio Lima e Marileide Rosa, além da presença da coordenadora do Centro de Formação Técnica, Conceição Valença e do Secretário de Educação, Esporte, Juventude e Ciência e Tecnologia de Caruaru, Welson Santos.

As boas-vindas iniciais ficaram por conta da Diretora Acadêmica, Marileide Rosa, que parabenizou a todos por estarem dando continuidade à formação e por terem escolhido a Asces como ferramenta deste crescimento. “Nós estamos muito felizes em escrever este novo capítulo na história da nossa Instituição, especialmente, porque a região necessita de profissionais técnicos”, comentou a Diretora.

Na sequência, a coordenadora do CFT, Conceição Valença, agradeceu a faculdade por inserí-la nesse momento histórico. “Uma das características da Faculdade é o seu pioneirismo na oferta dos cursos, tem sido assim com todos os cursos de graduação e não poderia ser diferente com o início do ensino técnico”, complementou.

Após exibição de alguns vídeos apresentando a Asces e outro mostrando o valor da educação, foi a vez do Secretário de Educação de Caruaru, Welson Santos, falar sobre a importância da escolha de Cursos Técnicos pelos estudantes. “Segundo as estatísticas, apenas 7% da população escolarizada no Brasil está frequentando algum curso técnico, ficou estabelecida aquela cultura que precisamos só de doutores e de bacharéis. Mas, o mercado profissional precisa muito de pessoas de nível técnico e que bom que vocês fizeram uma sábia escolha ao matricular-se nesta casa de ensino conceituada, que tem com muita propriedade convivido com os destinos da educação superior no nosso município muito tempo antes dessa verdadeira invasão de cursos superiores na nossa cidade”, concluiu.

A aula apresentou os novos docentes dos cursos e escolheu dois estudantes para representar todos que estavam presentes e os presenteou com kits estudantis da Asces. O Diretor Geral, Paulo Muniz, destacou a qualidade que a Instituição vem se dedicando para oferecer esses novos Cursos Técnicos. “Hoje começa uma nova etapa, de maneira quase inédita, eu diria, para essa IES que sempre se dedicou ao ensino superior, passa a partir de hoje a também oferecer cursos técnicos. Mas não é oferecer qualquer curso técnico, é oferecer cursos técnicos com a mesma seriedade, qualidade e finalidade que já oferecemos cursos superiores há 54 anos. Todos nós aqui hoje estamos de alguma forma fazendo parte da história da Asces”, relatou.

Pela primeira vez em seus 54 anos de criação, a Asces passará a oferecer aulas em nível técnico para pessoas que concluíram o ensino médio. A iniciativa surgiu após a Instituição ser integrada o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a partir dos seus indicadores de excelência junto ao Ministério da Educação (MEC). Neste primeiro momento, a Asces está oferecendo sete diferentes cursos da área de saúde: Citopatologia, Cuidados com Idosos, Massoterapia, Enfermagem, Farmácia, Saúde Bucal e Estética. As aulas acontecerão no horário da tarde e os cursos terão duração entre um ano e meio e dois. Os alunos foram selecionados pelo próprio MEC e terão bolsa integral de estudos.