A IV Semana Acadêmica de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, selecionou trabalho de pesquisa de estudante do curso de Relações Internacionais da Asces.

O projeto tem como tema: “Liderança Brasileira na América do Sul: relações do Brasil com a Argentina e a Venezuela durante o governo Lula” e teve início em fevereiro de 2013 e terá duração de um ano, a pesquisa faz parte do INICIA da Faculdade e foi desenvolvida pelo estudante, Arnaldo Melo Neto, do 7º período e orientada pela professora, Manuella Donato.

O projeto tem como objetivo analisar o papel desempenhado pelo Brasil na América do Sul durante o governo Lula, a fim de identificar o tipo de liderança exercido pelo país na região. “A aprovação do trabalho contribui tanto para o processo de pesquisa, pela possibilidade de intercâmbio de ideias sobre o tema com outros acadêmicos, quanto para uma maior inserção da Asces no debate nacional das Relações Internacionais”, explica a professora Donato.

A pesquisa contribui à compreensão acerca do impacto das relações internacionais sobre as políticas de cooperação e desenvolvimento levadas a cabo pelo governo brasileiro, bem como o lugar ocupado pelo Brasil na política internacional.

A 4ª edição da Semana Acadêmica de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (MS), será realizada entre os dias 10 e 14 de junho. Ao longo das três edições anteriores, o envolvimento da comunidade acadêmica de Dourados e região foi se expandindo e a SARI se tornou importante espaço de reflexão sobre os temas de desenvolvimento econômico, político e social sobre temas do Brasil e do mundo. Através de palestras, mesas redondas, mini-cursos e apresentações de trabalhos e pesquisas se busca ampliar aos acadêmicos o contato com o cenário das Relações Internacionais no Brasil e na América do Sul.

Mais informações http://www.ufgd.edu.br/eventos/semanari/