Foi inaugurado neste sábado (01/06), na abertura dos festejos juninos de Caruaru, o Juizado do Forró. Com a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advogados preceptores da Asces e 10 estudantes do curso de Direito o Juiz coordenador, Marupiraja Ribas, inaugurou oficialmente o equipamento da justiça que funcionará durante o período de festa no município.

Para as estudantes Izabella Araújo, Bárbara Galvão do 10º período e Camila Vilela do 9º período do curso de Direito da Asces a participação no Juizado é extremamente importante para as suas vidas acadêmicas e profissionais. “Aqui vamos conhecer na prática como são feitas as ocorrências, estamos adquirindo experiência que certamente será levada para nossa vida profissional. Estamos vivenciando na prática o que estudamos em sala de aula”, comenta as estudantes.

Neste primeiro final de semana o Juizado registrou sete ocorrências, foram analisadas denúncias de menor potencial ofensivo. Uma delas de desacato teve o julgamento acontecendo durante a madrugada do sábado; e uma segunda, pelo mesmo motivo, será julgada no próximo plantão do Juizado do Forró, no dia 08.

O Juiz coordenador do Juizado Especial do Forró, Marupiraja Ribas, destacou a atuação da Faculdade Asces. “Este é o quinto ano da parceria da Faculdade Asces com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na instalação do Juizado do Forró. A Asces com sua experiência acadêmica se mantém presente com o seu curso de Direito em pleno funcionamento na instalação. São dez estudantes do curso por noite e um Advogado preceptor treinados para apoiar nos trabalhos. O equipamento já estar consolidado nos festejos juninos de Caruaru e a expectativa é positiva, pois todas as vezes que estamos presentes esperamos uma diminuição na criminalidade e estamos prontos pra fazer todo tipo de ocorrência se for necessária”, explica o Juiz.

A iniciativa do Juizado do Forró é uma parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco com a Faculdade Asces, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional Caruaru, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros.

Os casos analisados pelo Juizado dizem respeito àqueles relacionados à relação de consumo (Direito do Consumidor) e os de crimes de menor potencial ofensivo, cuja pena máxima é de até dois anos (desacato, brigas, embriaguez, atentado violência ao pudor, perturbação da ordem pública e outros).

O Juizado do Forró está funcionando no Espaço Cultural Tancredo Neves, na área do Parque de Eventos, durante os próximos dias 08, 14, 15, 22, 23 e 29, das 22h às 04h.