O calendário dos feras que farão vestibular em 2013 fica mais intenso a partir desta segunda-feira (13), quando começam as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O sistema de inscrições, que serão feitas exclusivamente pela internet através da página do Enem 2013, começa a funcionar a partir das 10h da segunda. A taxa para participar, de R$ 35, poderá ser paga até o dia 29 de maio.

Estarão isentos dessa taxa todos os alunos que concluem o ensino médio neste ano em escola da rede pública e que tenham declarado a informação no último Censo Escolar da Educação Básica. Os candidatos que possuem renda familiar per capta igual ou inferior a um salário mínimo e meio também estão dispensados do pagamento.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 de 27 de outubro, sábado e domingo, a partir das 13h no horário de Brasília. A nota do Enem é usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que integra as vagas de instituições públicas de educação superior de todo o País.

ENEM – O desempenho do estudante na prova também é determinante para a sua participação em programas do Governo Federal como o Universidade para Todos (ProUni), Ciência sem Fronteiras e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem também é uma forma de os participantes maiores de 18 anos que ainda não possuem o certificado do ensino médio conseguirem o documento.

Fonte: NE10