Dando início as comemorações do Dia Mundial da Saúde, a Faculdade começou na manhã desta quinta-feira (04/04), a Semana da Saúde Asces, onde professores, estudantes, funcionários e comunidade externa foram envolvidos em palestras, vídeos, pôsteres, aferição de pressão e exercícios voltados para qualidade de vida e bem-estar de todos.

O estudante do 4º módulo do curso de Enfermagem, Jorge Rosemberg, que apresentou o trabalho “Reconhecimento de Sinais e Sintomas de AVE pela População”, comentou sobre a importância da semana para sua formação profissional. “É de fundamental importância essa semana, pois enquanto futuros profissionais, temos que estar em constante renovação e em sintonia com a saúde para que se possa efetivamente ter uma prevenção e promoção eficaz da saúde individual e coletiva”, complementou.

Para a presidente da Biossegurança da Asces, Evanísia Góes, a semana vem para orientar a população a se prevenir de doenças. “Essa semana da saúde que ocorre neste momento para a biossegurança que trabalha com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores é importantíssimo. A educação é um fator importante na prevenção de doenças, acidentes e a biossegurança trabalha na prevenção de tudo isso. Nós temos nacionalmente a semana de prevenção da hipertensão arterial, com isso, todas as comissões de biossegurança no mês de abril promovem ações de orientação na melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores. Nós aproveitamos a semana da saúde Asces para justamente desenvolver palestras que estejam ligados a esse tema. Os pacientes não sabem como se prevenir e essas palestras são para orientá-los”, explica Evanísia.

Nesta sexta-feira (05/04), as atividades iniciam às 10h com a palestra: O Aneurisma de Aorta: a importância de um diagnóstico precoce, no auditório localizado no Campus I, na sede da Asces, com o professor Pedro Tenório. Logo mais à tarde se rá a vez do professor Franklin Barbalho falar sobre a “Síndrome Metabólica”, às 14h na Sala de Espelhos, no Campus II.