Foto: Assessoria de Comunicação da Católica

O professor Orlando Rabelo foi convidado para participar de importantes debates neste mês de março relacionados ao universo feminino em Caruaru e Recife.

Nesta sexta-feira (22/03), o professor esteve presente na mesa redonda – Direitos para as empregadas domésticas, na Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru, onde dividiu o espaço com o advogado trabalhista Roberval Soares e o professor Mario Benning. As discussões giraram em torno dos novos direitos para as empregadas domésticas.

O programa foi apresentado por José Almeida, com as participações do radialista Dimas Xavier e do jornalista Cesar Lucena. A Mesa Redonda teve participações de vários internautas e ouvintes interagindo com os entrevistados. A reprise será no próximo domingo (24/03), às 20h, na Rádio Cultura do Nordeste 1.130 AM.

Já no início do mês, no dia 07 de março, na Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, em Recife, o professor Orlando participou da palestra – Copa, mesa e cama: autonomia da mulher e exploração sexual em grandes eventos. A palestra fez parte da programação da 11ª Semana da Mulher na Católica. Dessa vez, o professor dividiu a bancada com a professora da Unicap, Andrea Almeida Campos, doutoranda em Psicologia na área de Família e Interação Social.

O discurso do professor Orlando girou em torno da relação entre prostituição, gênero e direitos humanos, onde discorda de que a venda do corpo feminino para fins sexuais é uma questão de autonomia ou de escolha. “A prostituição tem conceito difuso, está ligado essencialmente à vulnerabilidade e exclusão social”.

O professor Orlando Rabelo participou dos eventos representando o Laboratório de estudos, políticas e práticas sociais – LEPPS da Faculdade Asces, ao qual dividi a coordenação com a professora Edelweiss Falcão. O Laboratório é uma iniciativa do curso de Serviço Social e propõe atuar como espaço de referência na produção de conhecimento para fortalecer a formação profissional.