Na foto: Tabosa de Almeida e Austregésilo de Athayde

Para homenagear a memória do Dr. Tabosa de Almeida, completados oito anos de seu falecimento, a Faculdade Asces realizará na próxima terça-feira (26/02), às 19h30min, missa na Igreja do Convento dos Capuchinhos, no Bairro Divinópolis.

O caruaruense foi fundador da Asces – Associação Caruaruense de Ensino Superior, então mantenedora das Faculdades de Direito e de Odontologia de Caruaru, bem como foi o responsável pela construção do primeiro Campus Universitário Desportivo da região, em 1971, além da criação do Instituto de Prática Forense e do Hospital Odontológico.

Tabosa de Almeida nasceu em 1917, em Terra Vermelha, Caruaru. Na juventude, cursou Ciências Jurídicas e Sociais, pela então Faculdade de Alagoas, onde se bacharelou em 1943. Um ano depois, concluiu também as graduações em Ciências Contábeis e Economia, pela Universidade Federal de Pernambuco. Depois desses cursos, foi a vez do Doutorado em Direito, pela mesma Universidade.

Ele também ingressou na vida política como Deputado Estadual. Em sua atuação na Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidiu a Comissão de Constituições e Justiça por sete vezes consecutivas. O nome Palácio Joaquim Nabuco foi proposto por ele para nomear aquela instituição, sendo acatado por unanimidade pelos colegas. Após 16 anos no legislativo estadual, foi eleito por dois mandatos Deputado Federal, quando participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1967, representando Pernambuco.