O Livro “Luiz Gonzaga: 100 anos do Eterno Rei do Baião”, de autoria de José Marcelo Leal Barbosa, será lançado em Caruaru na próxima quarta-feira (05/12). O evento acontece às 19h30min, no Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia, que fica na Rua XV de Novembro, 215, Centro de Caruaru. Na ocasião, será apresentada a obra que narra a vida e obra de Gonzagão desde o seu nascimento, em 1912, até meados de 2012, ano em que é comemorado o centenário de nascimento do Rei. O livro será vendido no valor de R$ 40, sendo 25% revertido para Entidades Sociais.
 
Entre os convidados estão artistas, políticos, comunicadores e inclusive a sociedade em geral. A estimativa de público é de 200 pessoas. O lançamento do livro tem três principais objetivos. O primeiro é preservar a memória de Luiz Gonzaga, repassando informações e dados para as futuras gerações. O segundo é ajudar instituições sociais a continuarem realizando seus trabalhos, visto que parte da renda será destinada para uma Entidade local. Por fim, e não menos relevante, fazer o autor percorrer o Brasil resgatando fatos e momentos da história da nossa cultura, além de fazer amigos.
 
O autor conheceu Gonzaga aos dez anos de idade e se admirou com tamanha habilidade com a sanfona, pelo seu amor pela cultura regional e por suas músicas.  Como gonzagueano a muitos anos, relata que a missão de reunir tantos materiais em uma única composição foi árdua. “Escrever um livro sobre o Centenário de Luiz Gonzaga do Nascimento, o eterno ‘Rei do Baião’, certamente não foi uma tarefa fácil. Isso porque condensar a história de cem anos, de um gênio que foi eleito o ‘Pernambucano do Século XX’, em apenas um livro não é o mesmo que sintetizar uma história de cem dias”, conta o escritor.
 
Barbosa vem a Caruaru há muitos anos para os festejos juninos e também dentro do seu processo de pesquisa na área histórica. Entretanto, esta será a primeira vez que estará no município para lançar um livro, “esta vinda tem uma característica muito especial, que é justamente homenagear Gonzaga numa cidade que ele mais gostava e, porque não dizer, estaremos homenageando também Onildo Almeida, com quem o Rei gravou músicas e também era amigo”, afirma.
 
Até 2012, mais de 40 livros já foram lançados sobre Luiz Gonzaga, mas apenas este que será apresentado em Caruaru inclui 02 (dois) CDs. O primeiro deles contém 101 entrevistas de artistas falando sobre o homenageado, entre os quais estão Fagner, Gilberto Gil e Luiz Ferreira. O segundo traz uma entrevista de 40 minutos gravada em 1974, na Rádio Mauá, com o próprio Luiz Gonzaga.
 
Este é o terceiro livro de José Marcelo Leal Barbosa com a temática de Luiz Gonzaga. Em 2007, o autor lançou “Luiz Gonzaga: Suas Canções e Seguidores”, com 348 páginas, trazendo 523 canções do próprio Rei que foram gravadas por ele ou por inúmeros outros artistas. Na obra, há também a descrição de 31 entrevistas com artistas sobre a discografia de Gonzagão. Em 2012, foi lançado “Homenagens especiais ao Eterno Rei do Baião”, uma obra distribuída em 336 páginas, acompanhada de 01 CD com 70 entrevistas e 13 músicas em homenagem a Luiz Gonzaga.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: “Luiz Gonzaga: 100 anos do Eterno Rei do Baião”
Local – Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia. Rua XV de Novembro, 215, Centro de Caruaru
Data – 05/12/2012
Horário – 19h
Apoio na realização do evento – Faculdade Asces