O 5º Seminário Internacional da Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade (RUEF) acontece este ano pela primeira vez no Brasil, entre os dias 17 e 20 de outubro. Como sedes, o evento terá a Faculdade Asces, em Caruaru e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em Recife. As inscrições para quem quiser participar como ouvinte vão até a segunda-feira (15/10), sendo o investimento de R$ 20 para estudantes e R$ 50 para profissionais. A organização emitirá certificação. Para mais informações/inscrições acesse www.ruef.net.br/seminario2012.

Com o tema “Fraternidade, Política e Cultura: Uma Relação Possível” o Seminário proporcionará um espaço voltado ao trabalho de estudiosos dedicados à pesquisa sobre a Fraternidade, a partir de diversas disciplinas e de diferentes enfoques, possibilitando assim, a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas. O evento que reúne participantes de diversos países da America Latina, Europa e EUA.

As discussões abrangerão seis eixos: Qualidade da democracia e liberdade; Políticas públicas, educação, espaço urbano, meio ambiente e saúde; Direito constitucional comparado e formação cidadã; Relações internacionais e resolução de conflitos; Economia e desigualdade; Transculturalismo, história, filosofia, religião e pensamento latino-americano. As temáticas serão tratadas em Conferências, Mesas redondas, Seminários e Grupos de Trabalho.

Entre os conferencistas estarão o doutor em filosofia e professor extraordinário de Filosofia Política, no Instituto Universitário “Sophia”, Antonio Maria Baggio (Itália); o doutor em Filosofia Pablo Ramirez Rivas (Chile) e o Procurador de Justiça do Ministério Público de Sergipe e Mestre em Direito Constitucional, Carlos Augusto Alcântara Machado.

A expectativa de público é de 160 pessoas. Na quarta e quinta-feira (17 e 18), o evento acontecerá em Recife, enquanto que na sexta-feira e sábado (19 e 20), este terá como sede a Faculdade Asces.