A Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco (SecMulher) e a Faculdade Asces firmam convênio para implantação de um Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O mesmo fará parte das ações do Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais do curso de Serviço Social.

A assinatura do protocolo de intenções para a criação do Núcleo aconteceu na manhã da terça-feira (18/09), em Recife, durante a realização do I Seminário de Integração dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. A Diretora Acadêmica da Instituição, Marileide Oliveira, representou a Asces na solenidade de assinatura.

Os Núcleos são unidades promotoras de ações de formação, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover o desenvolvimento de forma comprometida com a transformação social, a partir da promoção dos direitos da mulher e da igualdade entre sexos. As unidades devem ser criadas em parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM).

Em Pernambuco, apenas duas Instituições de Ensino Superior, entre elas a Faculdade Asces, celebram o convênio com o Governo do Estado de Pernambuco. A meta é que a secretária estadual da mulher, Cristina Buarque, participe de aula inaugural em Caruaru no mês de outubro, oficializando o início das atividades do Núcleo no município.

O Núcleo de Estudos de Gênero da Faculdade Asces reunirá professores e estudantes, que trabalharão conceitos para a compreensão das desigualdades nas relações de poder entre homens e mulheres.  Dessa forma, serão formados multiplicadores para acelerar a quebra de paradigmas e de preconceitos.