São quatro premiações oferecidas: Prêmio Santander Ciência e Inovação, Prêmio Santander Empreendedorismo, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano. O vencedor de cada prêmio receberá R$ 50 mil.

O prêmio de Ciência e Inovação visa estimular a produção da pesquisa científica, de caráter inovador, e reconhecer e incentivar pesquisadores que, além de educar, contribuem com a inovação do ensino no Brasil. Podem participar pesquisadores com título de doutores e docentes e vínculo com instituição de ensino superior parceira do programa Santander Universidades.

Os 12 finalistas receberão bolsa do programa de mobilidade internacional ibero-americana do Santander, no valor equivalente a 5.000 euros cada, para estudar durante um período de até seis meses em um dos países participantes: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal.

A bolsa de estudo é destinada a cobrir todas as despesas com hospedagem, alimentação, transporte e outras necessidades durante o período de estudos.

O prêmio de Empreendedorismo é voltado para alunos de graduação e pós-graduação devidamente matriculados durante o período de inscrições e objetiva apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos de estudantes com perfil e postura empreendedora.

Na categoria Universidade Solidária serão contemplados até oito projetos de instituições de ensino superior que apresentem os melhores projetos de desenvolvimento sustentável com ênfase na geração de renda.

O Prêmio Guia do Estudante visa premiar e reconhecer ações e trabalhos de excelência realizados por instituições de ensino superior parceiras do Grupo Santander nas categorias: parceria com o setor privado, combate à evasão, formação de docentes e investimento em infraestrutura.

Outro destaque da edição de 2012 é que todos os inscritos ganharão um curso on-line de empreendedorismo com foco na criação de novas empresas, concedido pela Babson College, dos Estados Unidos.

Mais informações: www.santander.com.br/universidades.

Fonte: Agência FAPESP