O programa apoia a participação de, em cada chamada, um professor/pesquisador brasileiro em atividades de docência e pesquisa, por um ano acadêmico, no Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) da Universidade Columbia, em Nova York.

O Programa é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Universidade Columbia e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright).

Entre os objetivos do programa estão destacar no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos a atuação de cientistas brasileiros em instituições do país nas áreas de ciências humanas e sociais e promover a aproximação, o diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das duas culturas e sociedades.

A bolsa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright na Universidade Columbia em 1988 e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas ciências humanas e sociais.

O novo edital prevê a concessão de uma bolsa, durante o ano acadêmico de 2013/2014 na Universidade Columbia, com duração de um semestre acadêmico (agosto a dezembro de 2013 ou janeiro a maio de 2014) ou de dois semestres acadêmicos (agosto de 2013 a maio 2014).

A inscrição deverá ser feita por meio de formulário em inglês disponível no site www.fulbright.org.br. O recebimento de candidaturas será feito até o dia 30 de novembro de 2012.

A bolsa tem o valor mensal de US$ 5 mil. O selecionado também receberá auxílio instalação de US$ 2 mil, seguro-saúde e auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta.

Moradia no campus da Universidade Columbia, em Nova York, em apartamento de um dormitório ou equivalente, e acesso às instalações e serviços da universidade são outros benefícios ao selecionado.

Os candidatos deverão ter concluído doutorado há não menos de seis anos no momento da submissão da candidatura, possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana e estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.

Deverão também, entre outros requisitos, dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa constantes do plano de estudos, estar apto a ministrar uma disciplina em cada semestre e retornar ao Brasil no prazo de 30 dias da conclusão do programa.

Mais informações: www.fapesp.br/7069.

Fonte: Agência FAPESP