Uma das áreas mais democráticas do ponto de vista de valores sociais é justamente o esporte. Uma temática que faz parte da rotina acadêmica da Faculdade Asces, através dos diversos cursos da área de saúde, e que ganha um novo ambiente na Internet para suas discussões. Nós estamos falando do Blog MovimentAÇÃO, que está sendo alimentado pelo professor e educador físico Luciano Leonídio. Pernambucano, judoca, esportista e, sobretudo, um amante de tudo o que faz, ele está de malas prontas para uma temporada no Reino Unido, onde acompanhará três importantes eventos, entre eles, a Olimpíada de Londres. Nesta entrevista ao Portal Asces, ele traz informações sobre a área acadêmica e os novos desafios no mundo dos esportes.

Qual é o papel da Educação Física na formação social e, principalmente, na educação escolar?

A Educação Física vem passando no decorrer das décadas por diversas transformações na sistematização de suas ações. Certamente a mesma possui um papel fundamental na formação do indivíduo, gerando ações importantes no que se refere as dimensões cognitivas, afetivas, produtivas e sociais da população, além das questões inegáveis em relação ao próprio benefício da atividade física. No âmbito escolar, apesar de bem amparada legalmente estamos pouco a pouco buscando uma efetiva legitimidade de sua intervenção. Muito já foi feito, mas muito ainda há de fazer.

Você leciona a disciplina Organização de Eventos Esportivos no curso de Licenciatura em Educação Física, na Faculdade Asces. Esta disciplina contribui de que maneira para a formação dos nossos estudantes?

A disciplina Planejamento e Organização de Eventos Esportivos e de Lazer está prevista no currículo tanto do curso de Bacharelado como na Licenciatura. Ela trás ao acadêmico da ASCES uma possibilidade real de analisar e principalmente sistematizar uma ramificação da área ainda pouco explorada pelos profissionais. Nela, buscamos articular a elaboração de projetos de intervenção, bem como na realização destes eventos. Em cada semestre realizamos quatro eventos com enfoques diferentes, tais como eventos competitivos, acadêmicos, infantis e voltados à promoção da saúde. Dentre eles, destaco o Festival ASCES de Ginástica Esportiva que já realizou sua segunda edição e que envolve as turmas do 6° e 3° períodos do curso de Bacharelado. Mas, novas ideias e direcionamentos ainda estão por vir.

O Brasil tem recebido nos últimos anos uma série de investimentos preparatórios e outros já concluídos visando os grandes eventos esportivos. Quais os principais legados para o País?

Muito se vem discutindo sobre os legados que os megaeventos esportivos vão deixar ao nosso país, seja no viés acadêmico, político ou popular. Em minha opinião além dos legados urbanos e estruturais, nós profissionais de Educação Física, devemos nos preocupar com os legados esportivos, que esses eventos vão nos deixar e o que de fato vai potencializar na estrutura e desenvolvimento do esporte brasileiro.

Nas próximas semanas você embarcará para o Reino Unido, onde participará de uma série de eventos acadêmicos e esportivos. Descreva o roteiro desta viagem?

Participarei de dois eventos que acontecerão na cidade de Glasgow na Escócia. O primeiro é World Congress of International Sociology Sport Association, onde apresentarei 02 trabalhos com foque na Sociologia do Esporte. O segundo o ICSEMIS é um evento organizado pelo Comitê Olímpico e é realizado a cada quatro anos sempre próximo aos Jogos Olímpicos.

Um desses destaques é justamente a participação, como correspondente do Portal Asces e do Portal NE10, das Olimpíadas de Londres. O que os internautas poderão conferir com os dois blogs: Movimentação e PE in London?

O MovimentAÇÃO, vai trazer no Portal da ASCES uma discussão diária sobre o fenômeno esportivo e suas ramificações. A proposta do PE IN LONDON no Portal NE10 vai trazer um olhar sobre o maior evento esportivo da atualidade, contemplando as questões culturais, sociais acerca das diversas nacionalidades envolvidas no evento.

O que você acredita que conquistará com esta imersão num contexto de grandes eventos esportivos?

Além de muito material para a minha disciplina, os intercâmbios universitários com instituições do exterior, além da vivência com as pessoas e as diferentes culturas.

Por fim, deixe uma mensagem para quem vai conferir, pelas televisões e, especialmente, através da Internet os jogos olímpicos.

Este ano em particular, pouco vem sendo divulgado em relação aos Jogos Olímpicos nas principais redes de televisão do Brasil, em função da que normalmente faz essa cobertura não estar participando. Contudo, Londres está preparando um belíssimo evento, e o Brasil em especial terá outros olhos, haja vista que seremos o próximo a exercer tal tarefa. Nossos alunos de hoje no curso de Educação Física, inclusive aqueles que estão entrando no 1° período, verão estes Jogos de uma forma completamente diferente daquela que terá daqui a 04 anos no Rio de Janeiro, já enquanto profissionais da área.

Acompanhe mais informações no Blog MovimentAÇÃO